Usos Para o Amido de Milho

Usos Para o Amido de MilhoO amido de milho ou maisena é um ingrediente comum no cozinha. É normalmente usada para engrossar sopas, molhos e caldos, bem como para fazer bolos mais macios.  O melhor amido de milho para ser usado na cozinha é o orgânico.

Os seus  usos práticos  vão muito além das receitas, permitindo que você se concentre em limpar a casa  e no auto-cuidado de uma forma natural, e estas são apenas algumas de suas outras funções. Vamos descobrir algumas das mais interessantes.

Ele pode ser usado para limpar tapetes

O amido de milho pode ser utilizado no lugar do bicarbonato de sódio para a limpeza de tapetes ou carpetes. É indicado especificamente para as manchas. Ele deve ser aplicado sobre a mancha e você não vai precisar esfregar nem nada, é só deixar atuar durante 20 minutos antes de ser removido com uma escova ou um aspirador para tecidos. Essa é uma forma prática e limpa de se eliminar manchas.

Ele pode ser usado como pó desodorante

Seu desodorante acabou bem na hora de sair para um compromisso? Não se preocupe, você pode usar amido de milho para a preparação de um pó desodorizante, apenas juntando duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e duas colheres de amido de milho. Adicione 5 gotas de óleo essencial de gerânio ou lavanda. Misture os ingredientes e guarde em um frasco de vidro. Aplique o pó desodorante sobre a pele, como se fosse um talco. Este pó desodorante absorve o suor e elimina os maus odores. Mas cuidado com o uso pois ele pode manchar suas roupas.

Usos Para o Amido de MilhoUse como detergente para vidros

O amido de milho é um dos ingredientes que podem ser utilizados para a preparação de um detergente feito em casa para limpeza de vidro. Misture 200 ml de água, 200 ml de vinagre, suco de limão e 1 colher de sopa de amido de milho em uma tigela, com a ajuda de um misturador. Despeje o líquido obtido em um frasco de spray, agitando e usando para a limpeza do vidro como um pulverizador de detergente normal.

Use para limpar a prataria

O amido de milho pode ser utilizados para a limpeza de talheres. Ele pode devolver aos seus pratos e ornamentos o brilho natural da prata. Prepare uma pasta de limpeza misturando amido de milho e uma pequena quantidade de água para obter uma mistura cremosa. Aplique-a sobre os talheres com uma esponja, esfregue suavemente e enxague.

Remova manchas de tinta

Aqui está um truque simples para facilitar a remoção das manchas de tinta de tecidos ou de roupas de casa. Comece preparando uma pasta de limpeza com água e amido de milho. Aplique a pasta de limpeza e deixe-a agir, tanto quanto possível antes de passar para a lavagem final.

Use para tratar queimaduras e picadas de insetos

O amido de milho é adequado para aliviar a vermelhidão e coceira causadas por queimaduras solares e picadas de insetos. Simplesmente tem que se preparar um composto a ser aplicado sobre a pele. A mistura precisa apenas de amido de milho e um pouco de água da torneira. Espalhe a mistura sobre a área de tratamento, deixe repousar até que esteja seco e enxague com água morna.

Elimine odores de sapatos

O amido de milho absorve odores desagradáveis​​. Se você quiser eliminá-los da sola dos sapatos, polvilhe o interior com amido de milho, em abundância. Deixe repousar um dia inteiro e, em seguida, dependendo do tipo de sapato, elimine o amido de milho e continue com a limpeza normal.

Use para engomar roupas

Prepare o seu spray de amido de milho em casa, se você tiver a necessidade de gomar colarinhos. O melhor é diluir 3 colheres de chá de amido de milho em meio litro de água. Despeje em uma garrafa spray, agite e pulverize sobre as roupas em pequenas quantidades quando for passá-las, facilitando assim que ela fique engomada.

Xampú a seco

Em caso de necessidade, é possível recorrer a um xampu de amido de milho para lavagem do cabelo a seco. Em vez de comprar um produto específico, utilize o amido de milho simples. Despeje uma pequena quantidade no cabelo, deixe por alguns minutos e escove. O amido de milho absorve a acumulação excessiva de sebo, sobre os cabelos.

Retirar manchas de graxa

Para remover manchas de graxa de tecidos, faça o seguinte: Se as manchas são frescas, tente secar, tanto quanto possível, por meio de um pano absorvente. Aplique o amido de milho sobre a mancha e deixe descansar por, pelo menos, 10 minutos. Retire o amido com uma escova e esfregue a mancha com sabão em pó. Desta forma, você tem a mancha pré-tratada e será mais provável que a máquina de lavar roupa seja capaz de eliminá-la completamente.

Fontes:

-Wikipédia
- Clickgratis
- brasil.babycenter.com