Sintomas do HIV

HIVHIV (vírus da imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. O HIV ataca o sistema imunológico, destruindo um tipo de glóbulo branco que ajuda o corpo a combater infecções e doenças. O teste é a única forma segura de determinar se você tem HIV. Existem sintomas que podem ser um aviso de que você tem uma infecção, mas somente um teste de sangue dirá realmente se você está infectado.

1. Determine se você está enfrentando uma aguda fadiga sem causa explicável. A fadiga pode ser o sinal de muitas doenças diferentes, mas é um sintoma predominante em muitas pessoas com HIV. Este sintoma não deve causar grande alarme se ele é o único que você está se sentindo, mas é algo que se deve averiguar.  Fadiga aguda não é o mesmo que simplesmente se sentir sonolento. Você se sente cansado o tempo todo, mesmo depois de uma boa noite de sono? Você dá muitos cochilos à tarde e evita atividades extenuantes porque você se sente com pouca energia? Este tipo de fadiga é motivo de preocupação. Se este sintoma persistir ao longo de algumas semanas ou até meses, não se esqueça de fazer o teste para descartar HIV.

2. Febre ou suores noturnos excessivos. Estes sintomas ocorrem geralmente durante os estágios iniciais de uma infecção pelo HIV, durante o que é chamado de fase primária ou aguda da infecção. Mais uma vez, muitas pessoas não têm esses sintomas, mas muitos costumam experimentá-los de 2 a 4 semanas após contrair o HIV.  Febre e suores noturnos são também sintomas da gripe e do resfriado comum. Calafrios, dores musculares, dor de garganta e dor de cabeça, que são também os sintomas da gripe e resfriado, também podem ser sinais de uma infecção VIH precoce.

3. Verifique a existência de gânglios inchados no pescoço, axilas ou virilha. Os linfonodos incham em reação a infecções corporais. Isso não acontece a todos que tem HIV primário, mas entre aqueles que têm sintomas, é muito comum. Os gânglios linfáticos no pescoço tendem a inchar mais do que aqueles nas axilas ou virilha com uma infecção por HIV. Os gânglios linfáticos podem inchar, como resultado de muitos outros tipos de infecções, como o resfriado ou uma gripe, de modo mais investigação é necessária para determinar a causa.

4. Note casos de náuseas, vômitos e diarreia. Estes sintomas, que são comumente associados com a gripe, também pode indicar uma infecção precoce pelo HIV. Faça o teste se estes sintomas persistirem.

5. Preste atenção à boca e úlceras genitais. Se você vir uma úlcera na boca junto com os outros sintomas observados, especialmente se você normalmente não tem úlceras na boca, pode ser um sinal de infecção primária do HIV. As úlceras genitais são também uma indicação de que o HIV pode estar presente.

6. Tosse seca. Esse sintoma ocorre nas fases posteriores do HIV, por vezes, muitos anos depois que o vírus tenha sido contratado e foi latente no organismo. Este sintoma aparentemente inócuo é fácil de ignorar no início, especialmente se ocorrer durante a estação da alergia ou durante a tosse e estação fria. Se você tem uma tosse seca que você simplesmente não consegue curar tomando medicamentos de alergia ou usando um inalador, pode ser um sintoma de HIV.

7. Olhe para manchas irregulares (vermelho, marrom, cor de rosa, ou arroxeadas na cor) na pele. Pessoas nas fases posteriores do HIV muitas vezes têm erupções em sua pele, especialmente no rosto e tronco. Estes podem também estar presentes no interior da boca e do nariz. É um sinal de que o HIV está se tornando AIDS. Escamação da pele também um sinal de fase posterior HIV.  A erupção cutânea geralmente não acompanha a gripe ou um resfriado, por isso, se você tiver um, ao mesmo tempo que outros sintomas, consulte um médico imediatamente.

8. Preste atenção se você pegar uma pneumonia. Pneumonia muitas vezes afeta as pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando corretamente por outras razões. Pessoas em estágio avançado de HIV são propensas a contrair pneumonia.

9. Verifique a existência de infecções fúngicas, especialmente na boca. No estágio avançado, pacientes com HIV normalmente obtêm uma infecção por fungos na boca, chamado de aftas. A condição parece com manchas brancas ou outras manchas incomuns na língua e no interior da boca. Este é um sinal de alerta que o sistema imunológico não está efetivamente lutando contra a infecção.

10. Examine suas unhas por sinais de fungos. As unhas amarelas ou marrons, rachadas ou lascadas, são comuns entre pacientes com HIV em estágio tardio. As unhas tornam-se mais suscetíveis ao fungo, que o corpo é capaz de combater em condições normais.

11. Determine se você está enfrentando perda rápida de peso sem causa conhecida. Nos estágios iniciais de HIV, isso pode ser causada por diarreia excessiva, em fases posteriores, é conhecido como “o desperdício”, e é uma reação corporal forte com a presença de HIV no sistema.

12. Esteja ciente dos problemas com perda de memória, depressão, ou outros males neurológicos. HIV afeta a função cognitiva do cérebro em fases posteriores. Estes sintomas são graves e deve ser analisado.