Qual a Chance de Justin Bieber Ser Deportado dos EUA?

Deportar significa bem mais do que exercer o direito de controlar fronteiras. Deportar é a licença outorgada pelo poder majoritário de uma sociedade para discriminar, recusar e denegrir aqueles que são minorias. Os Estados Unidos têm uma longa história que demonstra sua inveterada vocação de excluir.

As contravenções de Justin Bieber parecem ter passado do limite para a sociedade americana. Diversos veículos de comunicação estão levantando a possibilidade de o garoto ser deportado de volta ao Canadá, seu país de origem. Um advogado especializado em imigração disse à rede ABC que, ainda que pequena, é uma possibilidade real.

Para o advogado Michael Wildes, o problema não foi apenas a recente prisão por embriaguez na direção e participação em um racha, mas repetidos comportamentos repreensíveis. “Se o Departamento de Imigração quiser ir atrás dele, eles poderiam construir um caso. Isso e o caso dos ovos estão abrindo arquivos em vários órgãos do governo e estados.” disse Wildes.
O “caso dos ovos”, de que fala o advogado, se refere à acusação feita por vizinhos do jovem sobre ele ter jogado ovos nas casas do bairro em uma madrugada. Para ser deportado dos Estados Unidos, um cidadão canadense deve cometer um “crime de violência”, categoria na qual não se encaixam ainda nenhuma das acusações feitas a Bieber. No entanto, segundo a imprensa americana, a pressão popular para que algo seja feito em relação às últimas atitudes do cantor podem levar a uma investigação mais séria. Uma petição online no site da Casa Branca, que já reúne mais de 16 mil assinaturas, pede para que o governo americano considere expulsá-lo do país. O abaixo-assinado precisa da adesão de 100 mil pessoas para ser levada adiante.

Especialistas jurídicos (do Canadá e EUA) falam que é real a possibilidade do Green Card de Justin Bieber ser cancelado (mais de 180.000 pessoas já assinaram a petição). Michael Wildes, um advogado proeminente de imigração de Nova York, disse ao E! Online que se Justin Bieber fosse acusado de vandalismo na Califórnia (decorrente do incidente de arremesso de ovos), ele pode enfrentar as autoridades de imigração que concluem que ele tenha abusado o privilégio de viver em nos EUA.

As chances de uma deportação é possível mais pouco provável.

Wildes também argumentou que, mesmo que Justin Bieber fosse acusado de agressão no Canadá, não seria considerado um crime de torpeza moral que iria impedi-lo de entrar nos Estados Unidos ou ser deportado.

Edward Prutschi, advogado criminal de Toronto, concordou ressaltando que as acusações a Justin Bieber no Canadá não devem oferecer nenhum risco de deportação nos EUA.

De acordo com o governo americano, 55% dos deportados no ano fiscal de 2011 haviam sido condenados por crimes (1.119 por homicídio, 5.848 por crimes sexuais, 44.653 por delitos relacionados a drogas e 35.927 por dirigir sob a influência de álcool ou drogas).