Por Que O Facebook Gastou U$19 Bilhões Para Comprar o WhatsApp?

Todos já sabem da transação bilionária envolvendo o Facebook e o aplicativo WhatsApp. Mas uma pergunta vem bem a calhar neste momento: Porque Mark Zuckerberg esteve disposto a gastar essa quantia jamais vista em uma negociação anteriormente? O que o WhatsApp tem de tão interessante para ele?

O WhatsApp certamente se encaixa no projeto do jovem empresário quando se trata de ter os usuários ativos. A empresa possui 450 milhões de usuários a cada mês, sendo que 70% dos usuários acessam o aplicativo todos os dias. O WhatsApp pode ser a chance do Facebook finalmente estabelecer seu lugar no espaço de mensagens instantâneas. Mas alguns especialistas apontam que se ocorrerem grandes mudanças na plataforma os usuários podem abandonar o aplicativo. O WhatsApp é um aplicativo inteligente e cobra apenas uma taxa de assinatura anual de $1 dólar.

Uma coisa grande Zuckerberg não mencionou foi que a empresa comprou o WhatsApp porque isso dá ao Facebook acesso a uma riqueza de dados dos usuários, o que abre as oportunidades de mineração de dados, e as possíveis preocupações com a privacidade, disseram analistas. Mesmo que o Facebook não olhe para os dados brutos de uma pessoa, a empresa vai encontrar uma maneira de ganhar dinheiro com isso.

As plataformas desse tipo trabalham assim: Avalia-se quantos minutos uma semana ou um dia um cliente gasta de tempo em um aplicativo. E começa-se a coletar esses dados e monetizá-los tornando-se um destino para os possíveis consumidores.

O fato de que o Facebook vai ter acesso a dados de conversação pode levar alguns usuários a abandonar o WhatsApp. A política de privacidade do WhatsApp não é grande, mas não é tão agressiva como a do Facebook. Então questões de privacidade vão piorar.

Além de aproveitar os dados dos usuários, o Facebook também pode tentar forçar anúncios no WhatsApp, que correria o risco de empurrar os usuários a um consumo.

Zuckerberg já se pronunciou a respeito e disse que o Facebook não vê a publicidade como o caminho a percorrer quando se trata de ganhar dinheiro com o WhatsApp. Em vez disso, ele disse que a empresa iria se concentrar no crescimento de seus usuários e descobrir como ganhar dinheiro mais tarde.