Por que o Cursor do Mouse é na Diagonal?

Você já se perguntou o porquê da seta de seu mouse ser ligeiramente inclinada e não em linha reta?

Em computação, um ponteiro ou cursor do mouse é uma imagem gráfica no monitor do computador ou outro dispositivo de exibição. O ponteiro ecoa movimentos do dispositivo, comumente um mouse ou touchpad, e sinaliza o ponto em ações do usuário. Ele pode ser usado para selecionar e mover outros elementos da interface gráfica.

O ponteiro normalmente aparece como uma seta inclinada, mas pode variar dentro de diferentes programas ou sistemas operativos. O uso de um ponteiro é empregado quando o método de entrada é um dispositivo que pode se mover fluidamente através de uma tela e selecionar ou destacar os objetos na tela.

O mouse e o cursor do mouse, foram inventados por Douglas Englebart, e era inicialmente uma seta apontando para cima. Quando a máquina Xerox PARC foi construída, o cursor se transformou em uma seta inclinada. Verificou-se que, dada à baixa resolução das telas naquela época, desenhar uma linha no ângulo de 45 graus foi mais fácil de fazer e mais reconhecível do que o cursor em linha reta.

A razão pela qual a seta foi inclinada para a esquerda, era que a posição de encaixe era mais fácil de calcular, porque a origem de bitmap do cursor estava no canto superior esquerdo. Isto salvou o rastreamento sub-rotina do mouse um cálculo em cada clique (que não é muito, mas ajudava muito em máquinas mais antigas).

Essa é apenas uma das suposições que rondam esse fato. Muitos não acreditam e têm outras explicações.