O que é Doping

O que é Doping A cada dia que passa, a importância da capacidade física nos esportes fica mais evidente.  As competições de alto nível necessitam de atletas no auge de sua forma, portanto, cada avanço da medicina ou a cada nova descoberta de algum medicamento que, por ventura, possa melhorar o rendimento é comemorado.

Essa busca pela perfeição física, pelo rendimento com a margem mínima de erro, muitas vezes levam os atletas – juntamente com sua comissão técnica- a optarem de meios ilegais. O doping, isto é, drogas que possuem substância que, de alguma forma, conseguem melhor o desempenho dos competidores, são usados de maneira sistemática por diversos esportistas.

Atletas de renome internacional já tiveram suas carreiras manchadas após o descobrimento de seus envolvimentos com essa prática anti-desportiva. Para se precaver de possíveis fraudes nas grandes competições, as grandes federações esportivas promovem um exame antidoping para checar quais desportivas estão aptos para exercer suas funções.

Lance Armstrong, vencedor de sete voltas da França de ciclismo, era dito como um caso de superação por muitos, uma vez que, havia superado um câncer na região dos testículos e voltado a competir em alto nível, conquistando inúmeras vezes o título mais glamoroso do esporte. Mas, anos mais tarde, um dos maiores heróis do esporte se mostrou uma verdadeira farsa, e com ele foi desmascarado um grande sistema de doping, no qual inúmeros ciclistas de grande calibre estavam envolvidos.

No atletismo outro baque foi sentido, pois, nada menos que oito atletas, entre os dez maiores velocistas da história, foram pegos em exames preventivos. Atletas como Asafa Powell e Tyson Gay, ambos ex-recordistas mundiais nos 100 metros rasos, foram flagrados durante a realização do antidoping.

Outra competição que teve sua história prejudicada com casos de doping foi a Major League Baseball. O MVP – jogador mais valioso da competição- da temporada 2011, Ryan Braun, o defensor externo e jogador da terceira base do Milwaukee Brewers, teve seu exame positivo para substâncias encontradas em anabolizantes (responsável por um aumento na força muscular dos atletas).