O Gene dos 6 Dedos Na Mão é Dominante!

A maioria das pessoas têm cinco dedos em cada mão e cinco dedos em cada pé. Na verdade a maioria dos animais de hoje só tem cinco dedos (mãos ou pés) em seus membros.

Mas às vezes algo dá errado e um animal acaba com dedos extras ou ausentes. E, surpreendentemente, ter cinco dedos, nestes casos, geralmente é um traço recessivo.

Quando as pessoas ou animais nascem com dedos a mais este traço tipicamente dominante é chamado polidactilia. O contrário também ocorre e é chamado ectrodactilia, porém é muito mais raro, são as pessoas que nascem com dedos em falta.

A exceção é quando os dedos das mãos e pés extras ou faltosos são uma parte de uma síndrome maior. Daí, a polidactilia e a ectrodactilia são traços recessivos.

A princípio pode parecer estranho que um traço dominante raro ou uma característica recessiva seja comum, mas isso realmente acontece o tempo todo. Por exemplo, nanismo é um traço dominante, mas raro na população. E a intolerância à lactose é uma característica recessiva, mas comum.

Então talvez não seja muito estranho que um traço comum pode ser recessivo. Mas o que faz polidactilia ou ectrodactilia um traço dominante ou recessivo?

Vamos fazer uma revisão rápida do que queremos dizer quando dizemos dominante ou recessivo:

Cada pessoa tem duas cópias de quase todos os genes em seu corpo. Eles recebem uma cópia da mãe e uma cópia do pai.

Como seres humanos, todos nós compartilhamos, basicamente, o mesmo conjunto de genes. O que nos torna diferente, porém, é que a versão dos genes que nós temos. Por exemplo, todos nós temos os genes para a cor dos olhos. Mas algumas pessoas têm uma versão de um desses genes para olhos azuis e um pouco de uma versão para olhos castanhos. São as diferentes versões do gene, não diferentes genes, que determinam o que a cor dos olhos que você terá. Se a versão do gene cor do olho que você recebe de ambos, mãe e pai era a versão marrom, você acaba com olhos castanhos. E se você tem duas versões “azuis”, você tem uma cor de olhos que não seja marrom.

Mas o que acontece se a versão da mãe diz “olhos castanhos” e a versão de pai diz que “os olhos azuis?” Então você geralmente acaba com olhos castanhos porque a versão marrom do gene é o traço dominante sobre o azul. E a versão azul é recessiva.

Ter mais de cinco dedos é um pouco mais complicado, porque pode ser um traço dominante ou recessivo, dependendo do que genes estão envolvidos. Se a polidactilia é causada por um único gene que afeta somente o número de dedos ou dos pés e nada mais, então é tipicamente um traço dominante. Se você tiver uma cópia “polidactilia” de qualquer um desses genes você tem dedos extras, mesmo quando a outra cópia diz para fazer cinco dedos.

Mas polidactilia também pode ser um sintoma de uma síndrome maior. Nestes casos, a síndrome (e a polidactilia que vem com ela) é geralmente uma característica recessiva. Claro que isso significa que, nestes casos, ter cinco dedos é o traço dominante.

Como pode ter cinco dedos às vezes ser recessivo e, por vezes, ser dominante?

Quando dizemos que uma característica é dominante ou recessiva você está sempre a comparando com outra característica. E pode haver mais do que duas características diferentes.

Vamos adicionar verde ao nosso exemplo a cor dos olhos para mostrar o que se quer dizer. Acontece que olhos verdes são recessivos para o marrom, mas são dominantes sobre o azul. Então, os olhos verdes pode ser dominante ou recessivo, dependendo do que estamos comparando-o. Mesma coisa com ter extras, ou muito poucos dedos dos pés ou mãos.

Os genes são as instruções para fazer uma tarefa específica. Para realizar um trabalho mais complicado, como a construção de um lado, muitos genes precisam trabalhar juntos.

Pense sobre as etapas envolvidas na construção de uma mão. Primeiro você pode ter que determinar o lado da mão será a palma ou nas costas da mão. Você também tem que determinar o lado da mão para colocar o polegar e o lado do mindinho. Por fim, você também precisa fazer dedos distintos do restante da mão. (Para não mencionar todos os outros passos!) Genes individuais são necessários para cada um destes passos. Na verdade, são necessários vários genes para a maioria destes passos. Além disso, há genes envolvidos no sentido de assegurar que você não faça uma mão onde você está tentando fazer um pé.

Alterações como qualquer um destes genes funcionam pode levar a dedos extras. E na maioria dos casos, se você tem apenas uma cópia alterada do gene.

Então, por que há muitas versões dominantes de genes que fazem seis dedos é ter seis dedos é raro?

Bem, essas versões de genes são raras. Você não encontrará muitas pessoas com dedos extras nas mãos ou nos pés.

Isto significa que quando duas pessoas se encontram e tem um bebê, as probabilidades não são que ele tenha seis dedos. Desde que ambos os pais tenham a versão cinco dedos. Este é o caso da grande maioria das pessoas.

Nós não sabemos exatamente por que o gene de cinco dedos assumiu, mas é claro que muito tempo atrás, algum ancestral com cinco dedos tornou-se o modelo predominante. Mesmo os animais, como morcegos e baleias com membros que não se parecem com as mãos ou os pés ainda tem cinco ossos dos dedos em suas asas ou nadadeiras.

Mesmo que nós não entendamos claramente porque geralmente temos apenas cinco dedos, acabamos de aprender que nem sempre isso é um traço dominante.