O Dia que o WhatsApp Saiu do Ar

Desde cerca das 3 da tarde de sábado (22/02) o serviço do WhatsApp ficou fora do ar. As mensagens enviadas não alcançavam os servidores da empresa e não eram entregues para os destinatários finais. Milhares de usuários relataram dificuldades no Twitter e Facebook.

O problema chamou ainda mais atenção por conta do negócio bilionário fechado na mesma semana, por meio do qual o serviço passou ao controle do Facebook, por 19 bilhões de dólares. Fazendo com que os usuários fizessem muita piada e virais sobre o assunto.

Esta, no entanto, não é a primeira falha no serviço do WhatsApp. Aliás, elas têm sido recorrentes. Em pelo menos 3 ocasiões nos últimos meses, o WhatsApp ficou fora do ar. O último problema foi registrado no dia 7 de dezembro de 2013. Anteriormente, o serviço já havia ficado indisponível no dia 3 de novembro e antes, no dia 15 de outubro.

As 18h40, horário de Brasília, o WhatsApp se pronunciou, admitindo problemas técnicos em seus servidores. A falha é de caráter global e ao contrário do que se especulou, não afetou apenas o Brasil, mas se espalhou por diversas regiões. O WhatsApp ainda não tem informações do que pode ter acarretado a falha. A empresa apenas se posicionou afirmando o serviço seria reestabelecido o mais rapidamente possível.

O palpite de alguns usuários é de que o sistema esteja passando por algumas modificações, e assim, fique fora do ar por alguns momentos até a sua readequação. Mas, em comunicado pós-compra, a empresa ressaltou que o serviço de mensagens continuaria a operar de forma independente, ou seja, sem nenhuma alteração.

O serviço voltou sem nenhum problema por volta das 19h40 do mesmo dia.