O Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014  é um grande evento internacional multi-esportivo que está sendo realizada em Sochi, na Rússia, tradição dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Ambos os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2014 estão sendo organizados pelo Comitê Organizador Sochi (SOC). Sochi foi escolhida como a cidade-sede, em julho de 2007, durante a 119 ª Sessão do COI realizada em Cidade da Guatemala. É a primeira Olimpíada na Rússia desde o colapso da União Soviética em 1991. A União Soviética foi o país-sede para os Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscou.

Uns totais de 98 eventos em 15 modalidades esportivas de inverno estão sendo realizados durante os Jogos. Uma série de novas competições de um total de 12 responsáveis ​​por gênero estão sendo realizadas durante os Jogos, incluindo biathlon revezamento misto, saltos de esqui, equipe mista de patinação artística, equipe mista de luge, ski e snowboard slopestyle e snowboard slalom paralelo. Os eventos estão sendo realizados em torno de dois grupos de novos locais, um Parque Olímpico construído de Sochi Imeretinsky Vale, na costa do Mar Negro, comEstádio Olímpico Fisht e espaços interiores dos Jogos localizadas a uma curta distância, e os eventos de neve no assentamento resort de Krasnaya Polyana.

Os preparativos para os Jogos de 2014 foram marcados por grandes controvérsias, incluindo alegações de corrupção, as preocupações com a segurança e os direitos humanos de gays, lésbicas, (bissexuais e transexuais LGBT) atletas e torcedores durante os Jogos devido a recente política anti-LGBT do país. Isso levou a contínuos protestos Olímpicos de leis anti-gays russos, protestos étnicos circassianas ativistas sobre o local de Sochi (o site do que eles consideram ser um genocídio) e vários problemas de segurança.

O Brasil está competindo nos Jogos Olímpicos de Inverno. Com 13 atletas qualificados, o Brasil enviou sua maior equipe para os Jogos Olímpicos de Inverno, superando os dez que se classificou para as Olimpíadas de Inverno de 2002 em Salt Lake City, Estados Unidos. Os 13 atletas também representam a maior equipe de países que não neva e a terceira maior delegação da Américas.

O Brasil não ganhou nenhuma medalha na competição até o momento, mas para um país sem tradição em esportes na neve até que vem se saindo bem.