Como Ver O Número Do Pis

Como Ver O Número Do PisVocê sabe o que é o PIS? Bom, O Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, mais conhecido pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono. A Lei Complementar n° 07/1970 instituiu o Programa de Integração Social o  PIS. Tal programa objetivava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Paralelo a isso, a Lei Complementar N° 08/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público o PASEP, no qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios, contribuíam ao fundo destinado aos empregados do setor público. As contribuições eram recebidas pelo Fundo de Participação PIS/PASEP, que as distribuía anualmente entre empregados e servidores sob a forma de cotas, proporcionais ao salário e ao tempo de serviço. Então foi criado o abono salarial nos moldes atuais e o saldo de cotas dos patrimônios dos programas.

1. Como saber seu número do PIS

Se você ainda não sabe o número do seu PIS, basta ir  ao site da Previdência Social em  ”Cadastro aqui ”. Para realizar o cadastro é necessário informar  nome completo, nome da mãe, data de nascimento e  CPF. Caso  você já tiver um Cadastrado no PIS, aparecerá a mensagem: Participante cadastrado sob o número do PIS: X. Finalmente este é  o número do seu PIS.

2. Como Consultar seu PIS

Para consultar seu PIS pela internet existe alguns sites como o da Caixa Econômica Federal entre outros, onde você preenche os campos como Número do PIS, senha e código de verificação. Existem outros meios como por telefone basta fazer uma ligação gratuita ao 0800 726 0207 da Caixa responder as perguntas feitas e alternadas como: nome da mãe, ou do pai, data ou ano de nascimento, número do CPF e identidade.