Como Ver as Horas num Relógio de Ponteiros

Como Ver as Horas num Relógio de PonteirosAprender a ver as horas é algo muito importante, ter este conhecimento não serve apenas para nos localizarmos com relação ao tempo, mas ele também engloba noções de matemática como a soma, subtração, unidades de medida de tempo e princípios básicos de fração.

Para os adultos olhar num relógio de ponteiros e ver horas já é algo automático, estamos tão acostumados que mesmo num relógio sem nenhuma marcação numérica conseguimos saber que horas são apenas pela posição dos ponteiros, já para as crianças a coisa não é tão simples assim.

Para que uma criança entenda o funcionamento de um relógio, seus ponteiros e suas marcações, ela já deve ter uma noção matemática simples, isso ocorre por volta dos 5 ou 6 anos de idade (na realidade as noções matemáticas aparecem bem cedo na criança, mas para aprender a ver as horas é preciso saber um pouco mais), a explicação deve ser feita por partes e procure ensiná-la com um relógio simples, redondo e que tenha todas as marcações de horas e minutos.

Primeiro passo - Diferenciando os ponteiros 

O relógio é composto por 3 ponteiros, o menor deles marca as horas, o maior marca os minutos e o mais veloz marca os segundos, normalmente este último tem uma cor diferenciada dos demais.

Entendendo as unidades de tempo

Cada minuto é composto de 60 segundos e cada hora é composta de 60 minutos, já o dia é composto de 24 horas.

Logo, cada vez que o ponteiro que marca os segundos der uma volta completa, ou seja, quando ele sair do “12″ e passar por ele de novo, terão se passado um minuto. Com as horas ocorre a mesma coisa, quando o ponteiro que marca os minutos sair do “12″ e passar por ele de novo, terão se passado uma hora.

Vale lembra que toda a vez que o ponteiro do minuto estiver apontando para o número “12″ será determinada hora em ponto, ou seja, o ponteiro pequeno aponta para o número “2″ e o ponteiro grande para o “12″, dizemos que são duas horas em ponto.

Entendendo a numeração

Em geral os relógios não marcam todos os minutos numericamente, apenas os múltiplos de 5, os demais números são assinalados apenas com pequenos traços, logo, a conta deverá ser feita de cabeça, para saber a hora exata basta olhar para onde o ponteiro está apontando e deduzir as horas.

Os números que marcam as horas são os mesmos usados para marcar os minutos, e é aí que entra a matemática. Se o ponteiro que marca as horas aponta para o número 1 significa que é uma hora, mas se é o do minuto que aponta para o número 1, então são 5 minutos (1 x 5 = 5), se ele aponta para o número 2, são 10 minutos (2 x 5 = 10), se ele aponta para o 9 já se passaram 45 minutos (9 x 5 = 45) e assim por diante.

Alguns exemplos para entender melhor

Ponteiro pequeno aponta para o 12, ponteiro grande aponta para o 5, que horas são? São 12 horas e 25 minutos ( a variação meio dia e meia noite é simples de diferenciar, basta olhar pela janela).

Ponteiro pequeno aponta para o 4, ponteiro grande aponta para o 4, que horas são? São 4 horas e 20 minutos.

Ponteiro pequeno aponta para o 7, ponteiro grande aponta para o 6, que horas são? São 7 horas e 30 minutos ou 7 e meia.

Ponteiro pequeno aponta para o 5, ponteiro grande aponta para um palitinho depois do 2, que horas são? São 5 horas e 11 minutos.