Como Vender uma Casa

Como Vender uma Casa

Vender a sua casa pode ser uma experiência traumática, especialmente se você viveu nela por muitos anos. Mas vender a sua casa também pode ser a experiência mais rendável da sua vida, se você fizer as coisas direito.

Para maximizar o seu lucro, planeje a venda da propriedade. Por exemplo, para tentar evitar ter de vender a sua casa durante o “período morto” entre Natal e Carnaval, quando apenas os vendedores mais motivados têm as suas casas à venda. No entanto, se você é um comprador de imóvel residencial, a temporada de férias é o melhor momento para comprar, pois você terá pouca concorrência, pois muitas pessoas estão aproveitando as festas e não pensando em comprar uma casa.

Aliás, o melhor momento para vender a sua casa é geralmente na primavera, quando a maioria dos compradores potenciais saem da hibernação de inverno. Porém, mais importante do que a temporada, são os aspectos físicos e financeiros da venda, o que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Aqui estão algumas dicas sobre como vender uma casa e maximizar o seu lucro líquido, evitando erros caros.

• Mantenha sua casa em ótima condição física. Um dos maiores erros que as pessoas cometem é o de não é para limpar, pintar e reparar as suas propriedades antes de colocá-las no mercado para venda. Uma propriedade em condição de primeira classe, muitas vezes pode superar outros inconvenientes, tais como má localização ou financiamento desfavorável. “Gastar dinheiro para ganhar dinheiro” deve ser o lema de todos que querem vender uma casa. Se você não “corrigir” a sua residência, cada potencial comprador vai baixar a sua oferta de compra por mais do que o custo de reparação.

Tinta fresca, dentro e fora, é a melhoria mais rendável que você pode fazer. Outras melhorias incluem limpeza do paisagismo, reparação de itens defeituosos, como torneiras com vazamentos, interruptores quebrados, etc. A melhoria mais barata é lavar as janelas. Lembre-se, “uma janela limpa é uma janela feliz.”

• Escolha o melhor agente imobiliário. Outro grande erro daqueles que querem vender seus imóveis é selecionar o agente imobiliário errado. Antes de vender sua casa, entreviste pelo menos três agentes imobiliários locais. Selecione-os com base em recomendações de amigos, mas também inclua as imobiliárias que estão ativas na venda de casas em sua vizinhança.

Não cometa o erro de pedir muito mais do que o que imóvel realmente vale. Ouça as recomendações de cada imobiliária sobre como definir o preço pedido. Depois de ter feito a cada agente de imóveis todas as perguntas necessárias, peça a eles os nomes e números de telefone dos seus três clientes mais recentes. Em seguida, telefone para esses antigos clientes para perguntar se eles, de alguma maneira, ficaram insatisfeitos com o agente. Você vai logo saber qual agência deve listar o seu imóvel.

• Antecipe o financiamento para o comprador. Embora você provavelmente terá que negociar preço e condições com o comprador, tenha um pacote de financiamento para sugerir aos compradores. Se você quer vender sua casa somente para um comprador que vai pagar-lhe todo o dinheiro que você está pedindo, você estará limitando as suas oportunidades de venda.

Se você quiser aprender a vender uma casa, tente evitar os erros mais caros de venda. Desta forma, você pode facilitar a venda de sua casa e maximizar o seu lucro líquido. Ao antecipar e evitar problemas, a venda de sua casa pode ser tanto uma experiência agradável e rendável.