Como Usar um Cartão de Crédito Pré-Pago

Como Usar um Cartão de Crédito Pré PagoOs cartões de crédito pré-pago chegaram ao Brasil faz pouco tempo, mas em outros países eles já eram largamente usados.

Em outros países, muitos turistas optam por usar este tipo de cartão para fugir das altas taxas de juros cobrados pelos cartões internacionais.

Porém ainda há muitas dúvidas sobre o funcionamento do Travel Card, como também é chamado o cartão pré-pago.

O que é?

O cartão pré-pago é uma modalidade de cartão ideal para usar no exterior.

Ele funciona como um celular pré-pago, você deve carregá-lo antes de usar. Por exemplo: supondo que você carregue seu cartão pré-pago com 1000 dólares, ao atingir este limite de compras você não poderá usá-lo mais, a não ser que o carregue de novo.

Como adquirir?

Antes de viajar você pode adquirir este cartão em instituições habilitadas no Brasil, alguns exemplos são agências bancárias (mesmo que você não tenha conta no banco) ou em empresas de cartão de crédito como a VISA ou a Mastercard.

Dirija-se à instituição escolhida com seus documentos em mãos, preencha os formulários e adquira o cartão.

Carregue-o com a moeda do país que você irá visitar (dólar, euro, rublo, libra, etc) e use-o quando chegar lá.

Quais são as vantagens?

São várias, além de não ficar andando por aí com os bolsos cheios de dinheiro e correr o risco de ser assaltado e perder tudo, acabando com a sua viagem, outra grande vantagem é a taxa de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Nos cartões de crédito internacionais a taxa de IOF é de quase 6%, enquanto que nos cartões pré-pagos a taxa é de apenas 0,38%.

Outra grande vantagem é que com o cartão pré-pago o valor pago não dependerá das taxas de câmbio, não entendeu? Então vamos explicar melhor.

Com um cartão internacional o valor a ser pago dependerá do valor da moeda ao chegar sua fatura, ou seja, você esta nos EUA e compra uma calça, no dia da compra o dólar estava valendo R$ 1,97, porém quando o valor foi lançado na fatura o dólar já estava valendo R$ 2,50, isto significa que sua compra vai sair bem mais cara do que você planejava.

Com o cartão de crédito pré-pago isso não acontece, a taxa de câmbio levada em consideração é aquela vigente o dia da compra e dessa forma, você não tem sustos.