Como Usar Parafusadeira

Como Usar ParafusadeiraParafusadeira é o nome dado à ferramenta que lhe auxilia a parafusar e tarraxar porcas. Na verdade ela pode ser manual ou eletrônica.

Antes de vermos como utilizar os tipos de parafusadeira, vamos entender como funciona o parafuso.

Trata-se de uma peça de metal (geralmente ferro ou alumínio) cilíndrica que varia de tamanho e possui ranhuras em espiral e uma cabeça cortada com um traço (fenda) ou um xis (x). O espiral serve para empurrar o parafuso superfície à dentro  e a cabeça cortada encaixa na parafusadeira que será utilizada.

Agora vamos ver como funcionam os tipos de parafusadeiras e a adequação a cada tipo de parafuso.

  • Parafusadeira eletrônica (primeira foto) – a parafusadeira eletrônica tem o formato muito parecido ao de uma furadeira ou um revólver e, como o nome diz, ligada à tomada realiza movimentos circulares na sua ponta que, encaixada ao parafuso, o empurra a penetrar na superfície. A ponta da parafusadeira pode ser trocada de acordo com o parafuso a ser tarraxado. Também pode ser utilizada para porcas.
  • Parafusadeira manual – a parafusadeira manual é também chamada de chave e as mais comuns são chave de fenda, chave phillips, chave de grifo e chave alien. Todas elas funcionam da mesma maneira da eletrônica, com a diferença que o movimento circular deve ser feito manualmente.Como Usar Parafusadeira
  1. Chave de fenda – a chave de fenda, como o nome diz, encaixa-se na cabeça dos parafusos de fenda.
  2. Chave phillips – a chave phillips se encaixa na cabeça dos parafusos de xis.
  3. Chave de grifo – chaves de grifo se encaixam em porcas e parafusos com cabeças hexagonais, semelhantes à porcas.
  4. Chave alien (segunda foto) – as chaves alien têm formato de ele (L) e são o oposto da chave de grifo, pois elas possuem suas pontas hexagonais e o parafuso tem um encaixe no mesmo formato.

Todas as chaves e parafusadeiras são encontradas em diversos tamanhos, pois não são universais.