Como Usar Farinha de Berinjela

Como Usar Farinha de BerinjelaA  berinjela é um dos vegetais mais ligados ao emagrecimento. E além de ser usado in natura em saladas ou inteiro em preparações, como camada de lasanhas, por exemplo, ele ainda pode ser apresentado no formato de suco, chá e farinha. Mas entre esses derivados, acredita-se que a farinha da berinjela seja a que mais mantenha suas propriedades originais. Tanto que alguns estudos indicam que a ingestão regular da farinha seja mais eficaz no emagrecimento e diminuição dos níveis de gorduras sanguíneas, como o colesterol e os triglicerídeos.

Acredita-se que a farinha de berinjela contenha os nutrientes em que o vegetal é rico, como vitamina B3 (niacina) e vitamina C, por exemplo. Porém isso ainda não foi estudado e estabelecido.

A maior vantagem da farinha de berinjela está na sua alta composição de fibras. Para se ter uma ideia, são indicadas 55 gramas de fibras ao dia em uma dieta de 2 mil calorias diárias. A farinha de berinjela apresenta 6,8 gramas em uma porção de uma colher de sopa (15 g), ou seja, equivale a 27% desse valor.

Por outro lado ela é bem pobre em gorduras, contendo apenas 0,3 g a cada 15 g. Como precisamos consumir no máximo 55 gramas de gordura ao dia, uma porção supre apenas 0,5% da quantidade desse macronutriente que precisamos ao dia.

O consumo da farinha de berinjela auxilia no processo de emagrecimento pois aumenta a saciedade, reduz a gordura corporal, controla a compulsão por doces e portanto é recomenda também aos diabéticos. Além disso, reduz diretamente a gordura no sangue, diminuindo o colesterol ruim, melhora o funcionamento do intestino, é rica em antioxidantes combatendo o envelhecimento precoce e aumenta a imunidade do organismo.

Como consumir:

1 – Em média 15 gramas da farinha por dia, mas essa quantidade pode variar de acordo com as instruções do seu nutricionista que vai ponderar com exatidão a quantidade de fibras que deverá ser ingerida ao dia.

2 –  Ela pode ser consumida no dia a dia, misturada com iogurtes, salada de frutas, cuscuz, arroz, e outras preparações. A farinha de berinjela tem uma quantidade alta de fibras, portanto pode ser muito bem utilizada em pães, bolos, biscoitos e outras massas. Porém, justamente por esse motivo, ela não tem uma boa fermentação, e precisam ser unidas à farinha de trigo refinada nas receitas.

3 – É recomendado o consumo da farinha de berinjela combinada com frutas cítricas: apesar de ser rica em antioxidantes é necessário tomar cuidado, pois o consumo constante estimula a formação de radicais livres. Para não sofrer com esse problema basta combinar a farinha com ingredientes também ricos em antioxidantes, como os que possuem vitamina C. Por isso é recomendado o consumo com frutas cítricas como: laranja, lima, acerola etc.