Como Usar Escalimetro

Como Usar Escalimetro

Antes de mais nada, o escalimetro é um instrumento de desenhos técnicos usado para desenhos em escala ou para medir estas escalas, sendo a escala a relação que existe entre o tamanho do desenho de um projeto e o seu tamanho real.

O conceito principal do escalimetro é mostrar quanto o tamanho de cada objeto representa em cada nível de escala. O escalimetro é fundamental nos

cursos de engenharia, arquitetura, design. Sabendo disso, como se usa o escalimetro?

Ora sabemos que, é impossível desenhar certos objetos como casas, prédios e etc em seu tamanho real em uma folha de papel. A alternativa então é reduzir ou ampliar o desenho destes objetos mantendo suas proporções, utilizando as escalas.

O escalimetro mais utilizado é o que possui as escalas: 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125.

Tomemos como exemplo a escala1:100 onde cada centimetro equivale a 1 metro. Se você tiver que desenhar uma parede de quatro metros e sabendo que uma parede de quatro metros não cabe em uma folha de papel, torna-se fundamental a reduçãodesta representação sem que o desenho perca sua proporção.Desta forma,no escalímetro na escala 1:100 cada centimetro equivale a 1 metro então 4 cm seria a  dimensão da nossa parede no papel.

Existem dois tipos de escalas:

  • Escala de redução: usada quando o ta
    manho do desenho de um objeto é menor que o tamanho de real do mesmo. Para a aplicação da escala, basta dividir o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala.
  • Escala de ampliação: utilizada quando o tamanho do desenho do objeto é maior que o seu tamanho real.Para se trabalhar com esta escala, basta multiplicar o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala.

Viu, como é simples usar esta ferramenta?