Como Usar Calculadora Científica

Como Usar Calculadora CientíficaA calculadora científica está sendo um item cada vez mais utilizado entre os estudantes e entre os profissionais da área. Os recursos que ela oferece faz com que ela tenha muitos adeptos. Só que por ter tantos números, letras, símbolos e etc, algumas pessoas têm dificuldades de usá-la adequadamente. Ensinaremos aqui alguns passos para você utilizá-la da melhor maneira possível. Você poderá ter um pouco de dificuldade no começo, mas é normal, pois são muitos botões, e eles só serão guardados com muito tempo de uso, mas sempre que tiver alguma dúvida é só olhar o nosso artigo.

1. Contas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Este processo é mais simples de utilizar neste tipo de calculadora. Ela reconhece automaticamente os símbolos, mesmo que eles estejam misturados, então não se preocupe, pode fazer a conta que você quiser utilizando estes símbolos que a calculadora terá este recurso de reconhecer a conta e te dar o resultado certo. Mas, lembre de quando for utilizar algum número negativo colocá-lo entre parênteses, pois se não colocar a calculadora irá fazer a regra de sinal e a sua conta dará errada.

2. Contas que contêm frações. Sempre que formos realizar contas que tem frações, lembre-se de colocá-las dentro de parênteses, para que a calculadora reconheça este tipo de operação.

3. Calculando potências. Para se calcular potências na calculadora científica, utilize o botão “xy”. Lembre de colocar o valor da base primeiro para depois colocar o “xy” e em seguida o valor do expoente e por fim o botão de igual, para que a calculadora dê o valor da sua conta.

4. Calculando raízes. Para calcular raiz quadrada na calculadora científica, utilize a mesma fórmula para fazer potência, mas coloque o valor do “y” primeiro, para depois colocar o do “x”.

5. Arredonde a sua resposta. Na grande maioria das vezes, as respostas que a calculadora científica nos dará, será algum número quebrado, mas para arredondá-lo é muito simples. É só você utilizar o comando 2ndF TAB 2 que o resultado cravado será dado.

Essas são algumas das principais funções da calculadora científica. É claro que explicar a sua utilização por completa em um artigo seria impossível, pois existem muito botões e muitas fórmulas que seriam utilizadas. Mas, esses são os principais recursos para que as contas delas sejam feitas e são nestes pontos principais que as pessoas costumam errar suas expressões. Caso ainda tenha alguma dúvida em relação a como utilizar a sua calculadora científica, entre no site a marca da calculadora que você comprou, que terá um manual de instrução detalhado para cada função. A HP, por exemplo, oferece um manual com várias funções de como utilizar as calculadores científicas de sua marca.