Como Usar a Nota do Enem

Como Usar a Nota do EnemO Enem vem sendo utilizado cada vez mais como um sistema único de vestibular no Brasil. Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como utilizar a nota do Enem para o ingresso em uma universidade.

Vamos lembrar como se utiliza a pontuação média obtida no Enem para, em alguns casos, até substituir o vestibular.

  • ProUni – o ProUni é um programa criado pelo governo federal com o fim de dedicar bolsas de até 100% em universidades particulares para estudantes que possuam renda familiar baixa e tenham cursado o ensino médio em escola pública. Para participar, basta, após fazer o Enem, se inscrever no site do ProUni selecionando 5 cursos, podendo ser de diferentes instituições em uma lista de prioridade. A sua nota lhe garantirá uma vaga em alguma das opções (ou em nenhuma delas). São três chamadas.
  • Fies – O Fies é o financiamento de parte do curso ou do curso integral. Após realizar a prova do Enem, inscreva-se no site do Fies e aguarde a computação da sua nota. Estudantes que possuem bolsa parcial do ProUni também podem recorrer ao Fies para financiar o restante do mensalidade não coberta pelo programa do governo.
  • SiSU – O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada. Todas as universidades e institutos federais, além de algumas universidades estaduais e particulares, utilizam o Enem como critério de seleção de parte ou de todas as vagas dos cursos superiores. A nota do Enem pode ser utilizada como bônus no vestibular, como 1ª fase, para preencher  vagas com ou sem o SiSU e, por fim, como critério único de seleção das vagas remanescentes.

Com isso, a importância da prova do Enem cresce a cada ano, pois a cada nova avaliação, novas universidades começam a utilizar a nota do sistema. Por isso, valorize o Enem, se prepare e estude bastante. Boa sorte!