Como Usar a Calculadora Científica

Como Usar a Calculadora Científica

O uso de calculadoras científicas é primordial nos cursos superiores relacionados às ciências exatas e biomédicas, como matemática, química, física, biologia, farmácia, biomedicina dentre outros. Para diversos cálculos envolvendo funções trigonométricas, logaritmo e exponencial é do escopo da calculadora científica, que se estende além das funções ordinárias, como soma multiplicação, subtração, divisão, potenciação e radiciação. Para tanto, é preciso ter alguma destreza no uso de calculadoras científicas para ter cálculos feitos de forma correta. Neste Procedimento Operacional Padrão (POP) é relativo ao uso da função científica de calculadoras científicas da marca CASIO por ser a mais comum (existe também a marca chinesa CLASSE, cuja operação é idêntica à marca CASIO) não se estendendo ao uso de funções estatísticas e de programação.

1. Como ligar e desligar.

Uma dúvida muito comum na operação da calculadora científica é quanto às operações de ligar e desligar o aparelho. Para ligar, basta apertar o botão ON situado no canto superior direito do teclado (abaixo do visor de operações). Já para desligar, aperte o botão SHIFT, no canto superior esquerdo (abaixo do visor) e em seguida, aperte o botão vermelho AC localizado abaixo do teclado de operações.

2. Cálculo de funções especiais.

Para estes casos, utilizaremos exemplos para facilitar a compreensão do uso da calculadora.
a)      Cálculo de pHmos exemplos para facilitar a compreensão do uso da calculadora.


Suponha que você queira calcular o pH de uma solução ácida de 1.10-2mol/L. Sabemos que a fórmula do pH:

pH = -log[H+]

Assim, inserimos os dados na calculadora da seguinte forma: 1) aperte o BOTÃO -, 2) aperte o botão LOG no teclado de operações, 3) digite 1 vezes (BOTÃO X)10 elevado (BOTÃO ^) a menos dois (BOTÃO – e 2), perfazendo a sentença –log1x10^-2 e, 3) aperte o BOTÃO =. O resultado é igual a 2 (dois).

b)      Cálculo de seno de 30°

Basta apertar o BOTÃO SIN e em seguida digitar 30 (trinta) e apertar igual (BOTÃO =). A resposta será 0,5.

c)       Raízes quadrada e cúbica

No caso da raiz quadrada, há um botão de radiciação (BOTÃO √), onde apenas se aperta e, em seguida, digita-se o valor que se quer obter sua raiz quadrada (ex.: raiz quadrada de quatro, basta apertar o BOTÃO √, e depois, digitar o 4 e, por fim, apertar o BOTÃO  =, dando resultado 2). Já n

o caso da raiz cúbica, aperta-se o BOTÃO SHIFT (canto superior esquerdo do teclado de operações) e em seguida, o BOTÃO x3. A função “SHIFT” serve para acessar funções que estão acima das funções principais operadas pelos botões do teclado de operações (e que via de regra, são funções inversas às principais, como é o caso exposto – a radiciação é o inverso da exponenciação).

3. Função ALPHA.

A função ALPHA é acessada da mesma forma que a SHIFT, porém serve às funções de estatística e de programação, fora dos propósitos deste guia básico.

4. Cálculos seguidos numa equação.

Por vezes, é necessário calcular valores por meio de equação e o uso de algarismos significativos se torna algo problemático ao se arredondar (muitas vezes erradamente) os valores dispostos no visor da calculadora, seguidamente durante a equação. Sendo assim, é possível usar direto a resposta dada para uma próxima operação, sem ter que redigitar (ou arredondar no meio da operação) a resposta dada.

Exemplo:  Calcule o pH necessário para precipitar uma solução de Zn(OH)2, cuja concentração é 0,100mol/L e o Kps é 3,3×10-17.

Para isso, devemos calcular a concentração de OH no meio e, por meio dela, utilizarmos a formula da soma do pH com o pOH.

Para calcularmos a [-OH] devemos dividir o Kps pela concentração de Zn+2 em solução e submetendo o resultado à raiz quadrada, o que é possível diretamente na calculadora científica:

1)      Digite 3.3×10^-17, aperte o BOTÃO ÷ e em seguida, digite o 0.1 e aperte o BOTÃO =. O resultado será 3.3×10-16.

2)      Para obter a raiz, aperte em seguida o BOTÃO √ e aperte o BOTÃO Ans. O botão Ans significa “Answer” que é a resposta do cálculo anterior que será incorporada na nova função (neste caso, a raiz quadrada). No visor aparecerá √Ans. Aperte o BOTÃO = e a resposta será 1.816590212×10-8.

Para obter o pH é necessário subtrair de 14 o pOH, isto é, o –log da concentração de OH. Para tanto, digita-se 14 – (BOTÃO -), em seguida, ( (BOTÃO”(“), – log, BOTÃO Ans, e, por fim o BOTÃO “)” , perfazendo a expressão 14-(-logAns). Aperte o BOTÃO “=” e o resultado será 6.25925697.

As operações ficarão mais claramente entendidas com o uso contínuo do equipamento.