Como Trocar as Cordas de Aço do Violão

Como Trocar as Cordas de Aço do Violão Caso você toque seu violão de aço constantemente, perceberá a necessidade de trocar as cordas num tempo mais rápido do que se estivesse com o seu instrumento parado. Não se desespere não há razão para mudar de cordas a cada semana, mas as cordas tem um tempo de vida útil determinado devido a oxidação das mesma. Cordas novas proporcionaram sua guitarra soar melhor, mais brilhante, e geralmente torná-lo mais fácil de tocar. Assim como lavar o carro faz parecer a correr melhor. Além do que, cordas velhas se quebram mais fácil, soam ruim, e não ficam em sintonia em se tratando de oitavas. Nesse post você vai algumas dicas de como mudar as cordas da guitarra.

1. Mude cordas. Remova as antigas, uma de cada vez. Você pode começar em qualquer lugar, superior, inferior ou médio. Tente encontrar um lugar onde você pode colocar a guitarra plana ou simplesmente sentar no chão acarpetado. A mesa funciona melhor devido a superfície plana.  Solte completamente a primeira corda que vai mudar na guitarra, girando a tarracha no topo da guitarra, chamado o Headstock. Arranque a corda antes de começar a soltar os sintonizadores no cabeçote. O tom da nota fica menor, como você soltar a corda. Em seguida, remover a outra extremidade da corda a partir da ponte, removendo o pino de ponte na ponte de cordas da guitarra. Você pode usar um lado do carilho da corda para deslizar sob a cavilha de cordas e levante-o … Às vezes, eles estão em seu muito apertado. Agora que você tem a corda fora de você está pronto para colocar uma nova.

2. Alinhe as cordas.  Coloque as cordas lado, no chão ou na mesa de acordo com o tamanho. A partir daí você pode facilmente encontrar a seqüência tendo menos chance de usar a corda errada. Provavelmente a ação de colocar e retirar as cordas em caso de erro vai lhe provocar estresse e desanimo, por isso atenção: poupe tempo.

3.Descartar as cordas velhas.  Usando um pano de limpeza, limpar todas as áreas da guitarra que você não pode alcançar com as cordas sobre ele! Se você tem um lustra móvel ou mesmo um pano de limpeza, é a hora de usá-los.  Agora, alguns guitarristas remover todas as cordas de sua guitarra de uma vez e, em seguida, substituí-los.

4.Compre cordas do mesmo calibre. Ao comprar cordas novas, encontrar a espessura correta da regulagem do seu violão/guitarra.  Caso sinta necessidade em mudar o calibre, procure um luthier (profissional em regulagens de instrumentos musicais) para que ele regule a tensão do instrumento. Esse processo é fundamental para o bom funcionamento de todas as partes do seu instrumento.

5.Afine as cordas. Agora que a jogo de cordas foi renovado, você vai descobrir que passo mais difícil vai ser mante-las afinadas. Esse processo é natural, as cordas novas precisam de um tempo para se adequarem o braço do violão ou guitarra, o que também vai depender da qualidade das tarrachas em segurar a afinação. O clima e o local de armazenamento também contribuem para a manutenção da afinação. Caso você não tenha um bom ouvido, compre um afinador ou recorra a programas virtuais com essa finalidade.