Como Tratar Olho de Peixe

Como Tratar Olho de PeixeO olho de peixe, também chamado de verruga plantar, é causado pelo papiloma vírus humano (HPV) que pode penetrar na pele quando andamos descalços em locais contaminados como piscinas, banheiros públicos e vestiários.

O aspecto do olho de peixe é parecido com um calo, duro, doloroso e que causa bastante desconforto. Ele pode aparecer na palma das mãos, mas é mais comum na planta dos pés.

A lesão é arredondada, de cor amarelada e com um ponto preto no meio, parecido mesmo com o olho de um peixe. O tratamento varia de acordo com o estágio do problema, neste artigo vamos informar os mais usados.

Estágio inicial

Logo no início é possível tratar o olho de peixe com tratamentos caseiros. Faça compressas com óleo de Angico na região lesionada duas vezes ao dia por 30 dias.

Ao invés do óleo de Angico, pode-se passar uma pomada à base de ácido acetilsalicílico. Aplicar a pomada no local, fazendo uma suave massagem, até que ela seja totalmente absorvida pela pele, mas é importante passar a pomada apenas sobre o olho de peixe.

O tratamento é lento e deve durar 30 dias, passe a pomada três vezes ao dia.

Estágio avançado

Ocorre quando a lesão já atingiu camadas mais profundas da pele, neste caso procure um podólogo para que ele verifique se é possível remover o olho de peixe.

Em último caso, é possível realizar  uma cirurgia dermatológica chamada de criocauterização ou a aplicação de nitrogênio líquido fumegante para resolver o problema.

Durante o tratamento, use uma palmilha especial para não apoiar o peso do corpo sobre a lesão.