Como Tratar Fraturas

Como Tratar FraturasFraturar uma perna ou braço não é nada incomum, principalmente em crianças e adolescentes, porém socorrer uma pessoa que quebrou um membro da forma errada pode piorar o quadro da lesão.

Neste artigo vamos mostrar quais os primeiros socorros em caso de fraturas, mas lembre-se que após socorrer a vítima é preciso encaminhá-la ao pronto socorro imediatamente.

O que é uma fratura?

É a ruptura de um osso que ocorre quando a força exercida contra o osso é maior que sua resistência.

São decorrentes de alguma lesão como a causada por acidente de carro, pela prática esportiva ou por uma queda.

Como tratar uma fratura simples

A fratura simples ocorre quando o osso quebrado não fica exposto através da pele ainda intacta.

Os primeiros socorros que devem ser dados para uma vítima que quebrou um osso podem ser feitos antes de levá-la ao pronto socorro, são elas:

1. Imobilize o membro com uma tala para redução da dor, melhora da circulação, prevenção de outras lesões nos tecidos e complicações.

2. Encaminhe a vítima ao pronto socorro imediatamente sem movimentá-la muito, pois a movimentação incorreta pode transformar uma fratura fechada em exposta, perfurar o pulmão, seccionar a medula ou um vaso sanguíneo causando sérias complicações.

Como tratar uma fratura exposta

A fratura exposta ocorre quando o osso fica exposto através da pele perfurando-a ou lacerando-a.

1. O local deverá ser irrigado com soro fisiológico e após coberto com curativo estéril (gazes) para evitar penetração de microorganismos e posterior infecção.

2. Não aperte a região com ataduras, isso impede a circulação do sangue e pode até mesmo necrosar a região. Chame o SAMU imediatamente pelo 192 e não tente remover a vítima de lugar.