Como Tratar Canal

Como Tratar CanalSe você nunca sentiu a dor de um canal, não sabe o que é dor, é realmente terrível.

Porém temos uma grande parcela de culpa, em geral o canal é resultado de uma cárie que não foi tratada e que com o tempo se aprofundou tanto a ponto de prejudicar a polpa do dente e não apenas a superfície do esmalte, como era no início.

Se você está com cárie ou sentindo dor de dente não fique de braços cruzados esperando que você se cure milagrosamente, os problemas dentários não se resolvem sozinhos como uma gripe, não basta ficar em repouso e tomar sopa, é preciso um dentista e todas aquelas ferramentas para resolver o problema.

Neste artigo vamos falar sobre como o canal é tratado e tirar algumas dúvidas.

Mas o que é canal?

Uma cárie profunda, um trauma ou um dente quebrado pode danificar a polpa do dente, que é um tecido que fica no interior dele.

Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, ela é retirada e o espaço que ficou aberto deve ser preenchido.

A polpa infeccionada ou morta deve ser tratada, caso contrário, pode-se formar pus na ponta da raiz, dentro do osso maxilar, formando um abscesso que pode destruir o osso que circunda o dente e causar dor.

Como é feito o tratamento?

O tratamento do canal da raiz dentária é longo e não será resolvido apenas na primeira consulta (além de ser caro), aí vai o passo a passo do tratamento.

1. É feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.

2. Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.

3. Se mais de uma visita for necessária (e sempre é), uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.

4. A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência.

5.  Uma coroa é colocada sobre o dente para restaurar seu formato e aspecto natural.

E depois?

Os dentes restaurados podem durar a vida toda se bem cuidados, porém como não há polpa viva dentro deles, eles podem ficar quebradiços e frágeis.

Cuide de seus dentes fazendo uma higiene apropriada e constante e sempre visite seu dentista.