Como Tratar a Seborreia

Como Tratar a SeborreiaA dermatite seborreica afeta a pele e provoca a formação de escamas no couro cabeludo ou dentro do ouvido, ela é caracterizada pela formação de escamas amareladas ou brancas nestas áreas.

A seborreia pode afetar adultos e recém nascidos, sendo que neste último caso ela é chamada de crosta láctea, que é inofensiva e temporária.

Os sintomas da seborreia são:

Lesões na pele e placas espalhadas em grandes regiões dela;

Áreas muito oleosas e escamas brancas ou amareladas, elas podem ser soltas ou mais aderentes (caspa);

Coceira, vermelhidão leve e perda de cabelo.

Tratamento

É importante ir ao médico e verificar qual o melhor tratamento a seguir, dependendo do estágio da seborreia, pode ser preciso usar medicamentos, cremes e xampus feitos em farmácias de manipulação.

Para começar o tratamento em casa, compre xampus medicinais anticaspa, eles são vendidos sem receita, e lave os cabelos todos os dias. Esfregue por pelo menos 5 minutos enquanto retira as escamas com os dedos, faça este processo de forma lenta e suave.

Enxágue com água em abundância. Prefira os xampus que contêm ácido salicílico, alcatrão de carvão, zinco, resorcina, cetoconazol ou selênio.

Xampus ou loções comprados com receita médica são apropriados em casos mais graves e contêm selênio, cetoconazol ou corticosteroides, eles devem ser aplicados diariamente. Separe o cabelo em mechas e aplique o remédio lentamente, esfregando todo o couro cabeludo, se a seborreia estiver  no rosto ou no peito, a loção deve ser aplicada duas vezes ao dia.

Crosta láctea

Lave a cabeça da criança diariamente com sabonete neutro, massageie o couro cabeludo suavemente com uma escova macia ou com os dedos. Enxágue até tirar completamente o sabonete.

Durante o dia, massageie o couro cabeludo com uma escova macia, isso várias vezes ao dia.

Caso as crostas não saiam, passe um pouco de óleo mineral no couro cabeludo e envolva-o numa toalha morna por até 1 hora antes do banho para soltar e amolecer as crostas.