Como Tocar Violino

Como Tocar ViolinoO violino é um instrumento de quatro cordas tocado com um arco. Para começar a tocar esse instrumento, você deve seguir as seguintes orientações:

  • Você deve ter um bom posicionamento do instrumento e do arco, uma familiaridade com o som das cordas, e capacidade de ler música para dominar o violino.
  • Cordas: O violino é baseado em quatro cordas, sendo Sol a mais grossa com a frequência mais baixa, Ré a seguinte, Lá a próxima, e Mi a mais fina, a corda de frequência mais alta. Apertar uma corda fará sua frequência ficar mais alta. Pratique colocando os dedos no lugar adequado na corda para alcançar o tom que deseja.
  • Como segurar o violino: Segure o violino com o queixo, deixe-o descansar sob seu queixo e seu braço esquerdo com os dedos virados para fora sobre as cordas. A linha de seu corpo deve ser a seguinte: nariz, queixo (virado para cordas) e pé esquerdo, todos em uma linha reta. O violino deve ficar em um ângulo de 45 graus com a linha de seus ombros. O botão final do violino irá apontar diretamente para sua garganta.
  • Segurando o arco: Devagar, mas com firmeza, passe o arco sobre as cordas do violino entre a ponte (a parte de madeira que abriga as cordas) e a escala (a longa faixa preta debaixo das cordas). Use sua mão esquerda para determinar a altura da corda, sua direita para determinar a altura que quer tocar. Quanto mais forte você colocar o arco nas cordas, mais alto você vai tocar.

Como o violino é um objeto complexo requer a supervisão de um profissional e muito treino. Procure a ajuda de professores, veja vídeos na internet, pesquise bastante. Tocar violino exige muito estudo e disciplina, um pouco mais do que o necessário para aprender a tocar instrumentos mais simples, como violão, baixo ou guitarra.