Como Tocar Viola

Como Tocar ViolaPara se tocar como o Paulinho da Viola, são necessários anos de experiência e bastante prática, além de uma dose generosa de talento. Porém, podemos ajudar com os seus primeiros acordes na viola. A seguir, três dos acordes mais comuns e fáceis de tocar.

Sol maior

Leve o segundo dedo, e coloque-o na terceira casa da sexta corda. Em seguida, pegue seu dedo indicador, e coloque-o na segunda casa da quinta corda. Por último, coloque o terceiro dedo na terceira casa da primeira corda. Agora, comece a tocar todas as seis cordas num movimento de vai-e-vem. As notas devem ser tocadas todas juntas, não uma de cada vez (isso pode levar um pouco de prática). Pronto! Seu primeiro acorde.

Agora, repita o movimento e ouça para ter certeza que cada nota ressoa claramente. Se não, estude a sua mão para determinar por que isso não acontece. Verifique se você está pressionando forte o suficiente.

Dó maior

Coloque o terceiro dedo na terceira casa da quinta corda. Coloque o segundo dedo sobre a segunda casa da quarta corda. Finalmente, coloque o dedo indicador sobre a primeira casa da segunda corda.

Seja cuidadoso nesta etapa. Ao tocar um acorde dó maior, você não pode arranhar a sexta corda. Teste este acorde como você fez com o acorde de sol maior.

Ré maior

Alguns iniciantes têm dificuldade no acorde ré maior, uma vez que os dedos têm de se acomodarem em uma área relativamente pequena.

Coloque seu primeiro dedo na segunda casa da terceira corda. Em seguida, coloque o terceiro dedo na terceira casa da segunda corda. Por último, coloque o segundo dedo sobre a segunda casa da primeira corda. Arranhe apenas as 4 cordas inferiores.

Passe algum tempo se familiarizando com estes três acordes, pois serão sua base no aprendizado de viola.