Como Tocar Piano

Como Tocar PianoPiano é um instrumento muito delicado e complexo. Exige um bom conhecimento, estudo e dedicação para tocar. Esse artigo traz alguma instruções básicas para você aprender a tocar piano. Lembrando que nenhum delas irá te transformar em um pianista profissional, mas sim te dar uma base para poder sair da fase de iniciante.

Quem sabe tocar teclado, terá muita facilidade para tocar piano e vice versa. O piano padrão é formado por 88 teclas pretas e brancas. Enquanto um teclado segue as mesmas regras básicas que você usa para tocar o piano, teclados, muitas vezes têm menos teclas e conseguem atingir um som diferente. No entanto, se você tiver que comprar algo menor, devido às suas acomodações atuais, um Teclado básico será suficiente para fins educativos e prática.

1. Comece por aprender os elementos essenciais. Se tiver um teclado de 88 teclas é melhor.

  • Antes de você identificar as demais notas do piano, você deve reconhecer a principal, a chamada Dó do meio. O seu teclado deve ter uma fila de teclas brancas interrompidas por conjuntos alternados de duas e três teclas pretas. A tecla branca à esquerda do primeiro conjunto de duas pretas é conhecido como Dó. Pelo teclado padrão, conte as teclas Dó, da esquerda para a direita. O quarto Dó à direita está é o Dó do meio.
  • Agora que você já identificou nota principal, pode aprender a reconhecer as demais. As notas naturais são as teclas brancas do piano. Do Dó, mova para a direita uma tecla branca para encontrar Ré. Em seguida, mova uma tecla branca à direita novamente para obter Mi. Continue movendo uma tecla branca ao longo para chegar a Fá, Sol, Lá, Si, e encontrar-se-á novamente em Dó.
  • A passagem de uma tecla branca para a tecla seguinte é chamada de um tom se houver uma nota preta entre eles. Você vai notar que Mi, Fá, Si e Dó não têm notas pretas entre eles. Estas notas só podem mover um semitom, em vez de uma tom, pois a tecla preta está faltando.
  • As teclas pretas do teclado movem a nota para cima ou para baixo em meio tom (ou semitom). Quando uma nota natural move meio tom em frente (para cima), é sustenido. Notas sustenidas são representadas por um sinal itálico de libra (#). Quando uma nota natural move meio passo para trás (para baixo), torna-se uma nota bemol. Notas bemol são representadas por um pequeno símbolo b. Para ficar mais fácil:

- Mi Natural = Fá bemol

- Fá Natural = Mi Sustenido

- Fá Natural = Mi Sustenido

- Dó Natural = Si sustenido

  • Existem meios diferentes para definir se as teclas são sustenidas ou bemois. Um deles é observar a armadura que está localizada entre a fórmula de compasso e o sinal da clave, ela pode informar se as notas serão naturais, sustenido ou bemol. Ou então, veja o bemol na linha do Si. Ao longo de toda a peça, o Si vai ser bemol B a não ser que um sinal de natural ou sustenido esteja localizado ao lado da nota específica. Isto ocorre se a nota é tocada número singular ou sustenida apenas algumas vezes. Caso contrário, toda a armadura de clave vai variar.

As principais escalas bemol são:

  • Fá Maior – Fá, Sol, Lá, Si bemol, Dó, Ré, Mi, Fá.
  • Si bemol Maior – Si bemol, Dó, Ré, Mi bemol, Fá, Sol, Lá, Si bemol.
  • Mi bemol Maior – Mi bemol, Fá, Sol, Lá bemol, Si bemol, Dó, Ré, Mi bemol.
  • Lá bemol Maior – Lá bemol, Si bemol, Dó, Ré-bemol, Mi bemol, Fá, Sol, Lá bemol.
  • Ré bemol Maior – Ré bemol, Mi-bemol, Fá, Sol-bemol, Lá bemol, Si bemol, Dó, Ré bemol.
  • Sol bemol Maior – Sol bemol, Lá bemol, Si bemol, Dó bemol, Ré bemol, Mi bemol, Fá, Sol bemol.
  • Dó bemol Maior – Dó bemol, Ré bemol, Mi bemol, Fá bemol, Sol bemol, Lá bemol, Si bemol, Dó bemol.

obs: A única armadura de clave natural Maior é Dó Maior (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó).

As armaduras de clave sustenidas Maiores são:

  • Sol Maior – Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá Sustenido, Sol.
  • Ré Maior – Ré, Mi, Fá Sustenido, Sol, Lá, Si, C Sustenido, D.
  • Lá Maior – Lá, Si, Dó Sustenido, Ré, Mi, Fá Sustenido, Sol Sustenido, Lá.
  • Mi Maior – Mi, Fá Sustenido, Sol Sustenido, Lá, Si, Dó Sustenido, Ré Sustenido, Mi.
  • Si Maior – Si, Dó Sustenido, Ré Sustenido, Mi, Fá Sustenido, Sol Sustenido, Lá Sustenido, Si.
  • Fá Sustenido Maior – Fá Sustenido, Sol Sustenido, Lá Sustenido, Si, Dó Sustenido, Ré Sustenido, Mi Sustenido, Fá Sustenido.
  • Dó Sustenido Maior – Dó Sustenido, Ré Sustenido, Mi Sustenido, Fá Sustenido, Sol Sustenido, Lá Sustenido, Si Sustenido, Dó Sustenido.

2. Aprenda ler notas musicais. Ler partitura é essencial para tocar qualquer instrumento, pois só assim você poderá conhecer e aprender a tocar as músicas. Algumas pessoas conseguem tocar só de ouvido, mas se você não é uma delas, pode procurar em sites e vídeos na internet que poderão te auxiliar.

3. Pratique bastante. Depois de aprender os princípios básicos, treine bastante. Fazendo isso, você irá memorizar melhor as notas. Procura ajuda de um profissional para lhe dar aulas e aprimorar seu conhecimento.