Como Tocar Berrante

Como Tocar BerranteO mundo é cheio de culturas diferentes, mas muito diferentes mesmo umas das outras. Com costumes e crenças que se diferenciam em uma escala gigantesca. Mas pra isso não precisamos ir de um país pra outro ou até de um continente a outro. Temos culturas muito diferentes dentro de nosso próprio país.

Dependendo da região aonde você vai os sotaques vão mudar, os costumes vão mudar, a culinária e não muda pouco, muda muito. A vida de uma pessoa no meio do árido sertão nordestino é totalmente diferente de uma pessoa que trabalha e mora no centro de São Paulo. Falando em costume, vamos falar de um instrumento utilizado em certo tipo de trabalho e que depende muito da cultura imposta naquela região, vamos falar sobre o berrante. Berrante é como se fosse uma corneta feita de chifre de búfalo, ela imita o som de um boi e é usada pra chamar o gado.

Ela é usada por peões que tocam gados em grandes planícies pelo mundo, cada região do mundo tem um tipo de berrante, mas que faz o mesmo som e tem a mesma finalidade. Também é muito usada em rodeios nas grandes apresentações, pra ver quem toca melhor o berrante. Se você acha bonito o som deste instrumento aprenda com a gente como tocá-lo.

1. Como segurar o berrante. O berrante como qualquer outro tipo de instrumento tem seu jeito certo de ser segurado, de ser manuseado. Por ele ser muito grande você tem que segurar de um jeito correto e muitas das vezes o peão está tocando o berrante de cima do cavalo, por isso requer muito domínio. Para segurar o berrante corretamente, coloque a mão direita perto da biqueira e a esquerda perto da ponta se você for destro, se for canhoto troque a posição das mãos.

2. Como produzir o som. Existe um modo correto para tocar o berrante, não é só soltar o som e pronto. Como um saxofone e um clarinete têm seu modo de reproduzir o som o berrante também tem, aliás, todo instrumento de sopro tem um modo diferenciado pra se reproduzir o som. No berrante você jamais deve assoprar na biqueira, o som nunca sairá, você deve fazer pressão com os lábios soltando ar, fazendo com que eles tremam, assim sairá o som forte do berrante.

3. Ter ritmo. Como já falamos anteriormente, o berrante é um instrumento como outro qualquer e não é porque é usado pra chamar gado que ele deve ser tocado de qualquer jeito, só soltando o som, você deve ter ritmo quando tocar o berrante, muito ritmo mesmo, como qualquer outro instrumento de sopro comum, assim você terá sucesso na reprodução do som.

4. Como deve ser o som. Existe um som correto para que o gado atenda o chamado, pois o berrante funciona como um chamado para o gado. Por isso você deve treinar muito bem o modo correto, já que você já sabe como reproduzir o som e que tem que ter ritmo, essa parte será mais simples. Basta você reproduzir o som do modo correto, faça um som longo, por muito tempo, seguido por vários curtos. Assim você saberá como tocar um berrante corretamente.