Como Tocar Baixo

Como Tocar BaixoSe você quer aprender a tocar um instrumento, saiba que terá que exercitar sua paciência, ter determinação e disciplina. Antes de começar as seguir as instruções básicas pra aprender a tocar um baixo, você deve saber qual tipo de baixo irá tocar.

1. Há uma variedade enorme de tipos de baixo elétrico. Muitas pessoas começam com o baixo padrão de quatro cordas, mas você também pode escolher de uma ampla variedade de séries de instrumentos estendidos com cinco, seis, sete ou até mesmo mais cordas. Seu baixo deve ser confortável de tocar. Ele deve ser de um peso controlável, e o braço do baixo deve se ajustar bem na sua mão. Se você é um iniciante, isso deve ser difícil de determinar; podemos dizer que a maioria das pessoas ficará confortável com a maioria dos baixos de quatro cordas disponíveis no mercado.

2. Você pode checar o quadro de avisos de uma loja para encontrar um professor apropriado. Tenha certeza de ter uma conversa com qualquer professor em potencial. Deixe-o saber seus objetivos e aspirações, e pergunte como ele planeja ajudar você a alcançá-los. Pergunte sobre a experiência com o instrumento. Pode ser útil obter informações de ex ou atuais alunos dele. Alguns professores darão uma ou duas lições de graça para deixar você ter uma noção do estilo e dos métodos deles.

3. Encontre uma posição confortável para tocar. Idealmente, seu baixo deve estar na mesma posição se você está tocando de pé (com o baixo numa alça) ou sentado. Tenha certeza que seus pulsos fiquem o mais reto possível. Evite qualquer ângulo extremo em ambas as mãos, isso causa dor e impede que sua habilidade de tocar flua naturalmente. Relaxar é a chave. Você sabe como a música se sente quando o baixo está no bolso? Ela soa relaxada e completamente natural. Tente fazer com que seu baixo toque da mesma maneira.

4. Tenha certeza que seu baixo está ligado em um cabo, e o cabo no amplificador. Ligue o amplificador somente depois que seu baixo estiver plugado.

5. Comece tocando uma corda solta. Há várias maneiras de tocar uma corda. Você pode usar a ponto de seus dedos, seu polegar ou parte posterior do dedo. Cada uma dessas técnicas produz uma tonalidade diferente. Você não precisa se decidir entre somente uma dela. Pegue um tempo pra se acostumar com todas. Começaremos com a ponta do dedo indicador.

 6. Você não precisará puxar a corda muito forte para produzir um som. Pense no movimento como escovar a ponta do seu dedo sobre a corda. EM geral, a maioria dos movimentos vem do segundo nó dos dedos. Toque através da corda. Ao invés de tocar para fora, na direção horizontal, tente fazer um movimento ascendente pra cima.

7. Uma vez que você se acostumou a esse movimento básico, você pode afinar seu baixo. Algumas pessoas afinam pelo ouvido, mas é muito mais fácil com um afinador eletrônico.

8. Agora você vai começar a trabalhar sua outra mão. Quando você pressiona uma corda sobre o braço metálico, você está mudando o comprimento dela, e assim alterando sua altura. O polegar de sua mão deve estar atrás do braço, não sobre o topo. Seus dedos estarão levemente arqueados. Pressione sobre a corda com a ponta de seu dedo, ao invés da parte posterior. Leva algum tempo pra determinar quanta pressão você precisará exercer.

Essas são apenas noções básicas de como tocar um baixo. Se quiser aprimorar seus conhecimentos e habilidades, procure um profissional que te oriente e assista a vídeos de baixistas famosos pra ter uma base.