Como Tirar Visto Americano

Para um brasileiro viajar aos Estados Unidos é necessário tirar o visto antes da viagem. Você precisará ir fazer entrevista em um dos consulados americanos no país, que estão localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, ou a embaixada que é em Brasília. Se você for descendente de europeu e possuir o passaporte da União Européia, o que é relativamente comum, não é necessário a emissão de visto. Neste artigo ensinaremos como tirar visto americano.

1. Identifique o tipo de visto que você precisará. Existem vários tipos de visto para os Estados Unidos, cada um com uma finalidade. Existe visto para turismo, trabalho, trabalho temporário, tratamento médico, estudos e outros. O mais comum é o de turismo.

2. Preencha o formulário no site. Vá no site do consulado americano ( http://portuguese.riodejaneiro.usconsulate.gov/pt/visas-rj.html ) Nele você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre os tipos de visto. Escolha o formulário do visto que você deseja tirar e preencha-o.

3. Após o preenchimento, imprima a página de confirmação. Você irá precisar dela no dia de sua entrevista.

4. Agende a entrevista. No site https://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp você poderá agendar sua entrevista. Será necessário pagar uma taxa, que pode ser paga por cartão de crédito. O prazo para entrevista varia em cada consulado, atualmente o que demora mais para agendar é o localizado no Rio de Janeiro, que a espera é em média de 10 a 15 dias.

5. Chegue com antecedência na entrevista. É comum ter muitas filas, então vá com algum tempo de sobra para não se enrolar. Não é permitido entrar com celular ou aparelhos eletrônicos, se for possível não leve. No Rio de Janeiro existe um quiosque que guardará seu celular mediante pagamento, mas não é de responsabilidade do consulado.

6. Se o seu visto for para turismo, leve documentos que comprovem seu vínculo com o país. Leve declaração do trabalho, da faculdade, comprovante de residência, enfim, qualquer documento que comprove seu vínculo com o país.

7. Não fique nervoso. Recentemente o Estados Unidos diminuiu muito as exigências para o visto e a entrevista ficou muito tranquila. O seu entrevistador perguntará sobre o que você faz da vida, quem pagará a sua viagem, para qual cidade você pretende ir e outras perguntas do tipo.

Dicas:

  • Se você falar inglês fluentemente, informe antes de retirar a senha de atendimento. Quando você chegar ao consulado, você receberá uma senha de atendimento. A entrevista em inglês não fornece nenhuma vantagem para retirar o visto, mas a fila será menor pois a maioria das pessoas necessita de um entrevistador que fale português
  • Leve dinheiro e cartão. Após a entrevista, você não sairá com o seu passaporte, ele demora algum tempo para ficar pronto. Você precisará pagar uma taxa de SEDEX para recebê-lo em casa.
  • O visto americano tem a duração de 10 anos, então você pode tirá-lo com bastante antecedência.
  • Não se assuste com as perguntas no formulário. Existem perguntas como “Você pretende participar de atividades terroristas em nosso país?” ou “Você já participou de alguma organização paramilitar em seu país?” e até “você já participou de alguma rede internacional de tráfico de órgãos?”. Pode parecer engraçado mas elas estão lá, cuidado com o que vai responder!