Como Tirar o Sal do Bacalhau

Como Tirar o Sal do BacalhauBacalhau é um peixe do gênero gadus. O considerado original é encontrado no Oceano Atlântico. Habitantes de águas frias, eles são encontrados mais ao norte. A maioria dos peixes dessa espécie são de porte pequeno, mas existem alguns que podem chegar a até 2 metros de comprimento e 100kg. Devido a nossa colonização portuguesa, o brasileiro em sua maioria tem como costume comer bacalhau em ocasiões especiais, como na semana santa e no natal. Quando os portugueses começaram a fazer as grandes pescarias, eles utilizavam a técnica de salgar o peixe para preservá-lo, já que não existia tecnologia capaz de armazenar no gelo. Para comer, é necessário tirar o sal antes. Neste artigo ensinaremos como tirar o sal do bacalhau.

1. Antes de comprar pesquise preços. Existem vários tipos de bacalhau, como o norueguês, o do porto, Saithe e o Ling, entre outros. Os melhores, e consequentemente mais caros, são o do Porto e o norueguês. Esses dois são indicados para fazer fritos em posta. Se for fazer uma bacalhoada, com a carne desfiada, não há problema usar o Saith, ou alguma variedade mais barata.

2. Bote o bacalhau numa vasilha com água e encha outra com a mesma quantidade de água. Após 12 horas, jogue a água fora, passe o bacalhau para a outra vasilha.

3. Lave a vasilha que agora está vazia. Encha-a de água novamente e deixe na geladeira. Vá repetindo esse processo de 12 em 12 horas.

4. Este processo deve ser feito 48 horas antes de cozinhar. Esse é o tempo ideal para tirar o sal completamente.

Pronto, agora o seu bacalhau está pronto para ir pra panela. Existem diversos tipos de receita possíveis para serem feitas a base de bacalhau. Escolha uma que vá agradar toda a família.