Como Tirar Fotos Perfeitas

Como Tirar Fotos PerfeitasHá quem pense que fotografar se resume ao clique do botão da câmera fotográfica, mas é claro que é muito mais que isso. Para você que deseja saber como tirar aquela foto perfeita veja essas dicas que vão te tornar o fotógrafo oficial da turma.

1. Preste atenção no fundo do ambiente. O plano de fundo da foto é tão importante quanto o que vem em primeiro plano. Outros objetos, luzes e cores vibrantes podem tirar a atenção do foco. Fora que, muitas vezes, quando não se presta atenção ao fundo da imagem pode-se criar cenas constrangedoras como galhos parecendo chifres.

2. Saiba quando utilizar o flash. Não é apenas em lugares escuros que se deve ativar o flash de sua câmera. Se você estiver tirando uma foto onde a fonte de luz está ao fundo do que você está focando, o flash deve ser usado para suprir a falta de luz na parte frontal, deixando o foco visível. Outra situação em que o flash deve ser usado é quando se está tirando fotos contra-luz, pois ele funcionará como preenchimento.

Porém, tão importante quanto saber quando ativar o flash é saber quando não ativá-lo. em fotos em que o foco está muito próximo da câmera, o flash o deixará muito claro. Se o objeto focado estiver muito longe também não adianta usar o flash, pois ele tem um alcance limitado, o máximo é, em média, de 3 a 5 metros. Em shows, por exemplo, não se deve usar o flash, pois as luzes do palco são suficientes para iluminar a imagem e, geralmente, a luz extra só fará as cabeças das pessoas a sua frente serem clareadas, fazendo o restante da cena sumir.

3. Ajuste de cor. As câmeras geralmente possuem o controle de cor pré-ajustado de fábrica, mas muitas vezes eles não reproduzem com fidelidade as cores. Essas configurações tentam fazer com que o branco das imagens mantenha-se branco sob qualquer fonte de luz, mas, como no caso da configuração para dias ensolarados que deixa a foto mais amarelada, essa função automática pode não agradar. É recomendado que você experimente o controle de cor até conseguir encontrar o que está mais adequado ao resultado que você deseja.

4. Fotos verticais. Algumas situações exigem que a foto seja tirada com a câmera em posição vertical e é preciso ficar atento a isso. Quando o foco for formado por bastantes linhas verticais como escadas e prédios, é recomendado essa outra posição.

5. Mantenha os olhos nos olhos. Quando for tirar foto de uma pessoa, mantenha-se na altura dela, se for uma criança ajoelhe-se para isso.

6. O enquadramento é essencial. Para enquadrar bem uma foto divida mentalmente o visor de sua câmera em 3 colunas e 3 linhas, algumas câmeras têm essa função. Os pontos de intersecção são os mais interessantes para deixar o foco. As linhas apresentam os pontos de destaque, onde você pode colocar os olhos da pessoa ou o horizonte, por exemplo. O legal é sair um pouco do comum foco centralizado, enquadrar o objeto no canto dá um tom diferente e belo na foto.

7. Seja ousado! Experimente, experimente e experimente mais um pouco. O maior segredo para tirar boas fotos é a prática. Ler bastante o manual ajuda muito para que você conheça do que ela é capaz e consiga configurá-la corretamente. Fotografar é uma arte, não se prenda a regras demais, senão ela se tornará mecânica. Se você souber bem como controlar esses pequenos detalhes citados acima é só sair e fotografar a vontade.