Como Tirar Certidão Negativa

Como Tirar Certidão NegativaAntes de qualquer coisa, vamos esclarecer o que é certidão negativa.

É um documento usado para comprovar a existência de uma ação civil, criminal ou federal contra uma pessoa.

Este documento é usado também para débitos previdenciários e é pedido em algumas situações específicas, como contratos com o Poder Público, negócios imobiliários, recebimento de incentivos fiscais entre outras coisas mais.

Se você precisa deste documento e não sabe como obter, onde retirar e o que necessita para solicitar acompanhe este texto e fique a par de todas as questões necessárias para obter em mãos este documento.

1. Você pode fazer a solicitação do documento no site da Receita Federal. Ela será emitida quando for confirmada a regularidade fiscal dos tributos pela secretaria da Receita Federal. No momento em que você for retirar a certidão, vai ser necessário apresentar um protocolo original da pessoa, junto com um outro documento para identificação.

2. É importante sempre ter os documentos em dia para conseguir fazer todas as questões jurídicas necessárias em momentos específicos da vida.

3. O portal da Receita Federal é o melhor caminho para emitir um pedido de documento. O site também reúne as mais diferentes instruções para você saber como proceder na hora de pedir um documento. Não deixe nada para a última hora, pois é necessário esperar um tempo mínimo para retirar os papeis solicitados.

Se tiver dúvidas sobre como retirar qualquer documento, pergunte a um conhecido, veja situações semelhantes que tenham acontecido antes. Não deixe restar dúvidas para não fazer as coisas erradas.

Se o caso for judicial e precisar de algum apoio, procure um advogado que ele pode te orientar nas formas corretas de solucionar os assuntos e, no caso da certidão negativa, se é realmente necessário para o que você precisa.