Como Tirar Carteira de Identidade

Como Tirar Carteira de Identidade

Assim como todos os outros brasileiros, você precisa tirar o seu RG pela primeira vez. É um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional e substitui o passaporte em viagens para todo o mundo.

1. O que deve ser feito? O solicitante deve ir a um posto de identificação civil em sua cidade, com uma foto recente em formato 3×4 (com fundo branco) e com a Certidão de Nascimento, a Certidão de Casamento ou o Certificado de Naturalização, de acordo com cada caso.

2. Quanto custa a identidade? Desde o ano de 2012, a emissão da primeira via da carteira de identidade passou a ser gratuita em todo o território nacional, para todos os brasileiros. E por isso, a emissão da segunda via pode ser cobrada. O valor da taxa será decidido pela legislação de cada estado.

3. Como conseguir a segunda via de graça? Vá em qualquer posto do poupatempo e peça para atualizar seus dados ou que quer fazer a nova carteira com foto impressa. Se você perdeu, ou foi roubado, você já deve fazer o B.O, porque se sua carteira de identidade cair em mãos erradas, podem fazer coisas absurdas com a sua identidade. Facilitará e muito se você tiver o numero da carteira anterior.  Só você lembrar onde mais recentemente preencheu os documentos e teve que citá-los.

4. Quanto tempo de validade o documento tem? A Carteira de Identidade não possui validade, mas o documento pode não ser aceito no Brasil ou em viagens para o exterior caso esteja em más condições de manutenção ou a foto não irá permitir a identificação do titular. Recomenda-se que a identidade seja renovada a cada dez anos.

5. Quanto tempo demora para receber o documento? Depende muito do lugar e cidade. Se você morar em grandes cidades, como por exemplo nas cidades do estado de São Paulo, você pode ligar no poupatempo e levar os documentos que a sua identidade fica pronta na hora. Mas se for em cidades pequenas do interior, pode levar no mínimo 5 dias.