Como Tirar a Carteira de Trabalho

Como Tirar a Carteira de TrabalhoNa hora de arrumar um emprego ter a carteira de trabalho em mãos é essencial.É através dela que a sua vida profissional é registrada e os direitos trabalhistas são garantidos pois são registrados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), podendo receber décimo terceiro, férias anuais, aposentadoria por tempo trabalhado, receber um ou mais salários mínimos.Por isso para você que tem dúvidas de como fazer para tirar sua carteira de trabalho montamos uma lista de documentos e procedimentos que você deverá seguir a fim de obter-la.

1.É necessário que você apresente duas fotos 3×4: para tirar a carteira de trabalho você  deve providenciar duas fotos 3×4 coloridas ou em preto-e-branco, com fundo branco mas lembre-se elas devem ser iguais e recentes isso evitará problemas quanto a sua identidade.

2.Apresente comprovantes: apresente também um comprovante de residência podendo ser uma conta de luz, de água ou telefone.

3.Documento de identidade: é necessário um documento de identificação ou uma cópia autenticada para emissão da carteira de trabalho.

4.Quais documentos você deve ter em mãos: para que você não perca a viagem quando for tirar a sua carteira profissional fique atento aos documentos que são aceitos.São necessários o registro geral(RG) ou documentos que contenham informações como nome, estado civil, idade, filiação por isso também são aceitos certidão de nascimento ou certidão de casamento,carteira de identidade militar, certificado de reservista ou carta patente.

5.Para menores de 18 anos: para tirar a carteira profissional de menores de 18 anos é necessário que já tenha completado ao menos 16 anos, que a idade mínima, estar acompanhada pelos pais ou responsável legal junto a certidão de nascimento.

6.Onde tirar a carteira de trabalho: Com  todos os documentos em mãos você deverá ir a qualquer posto de atendimento ao trabalhador (PAT) ou a qualquer posto de atendimento do poupatempo.Procure se informar os locais mais próximos e fique atento nos horários de funcionamentos desses postos de atendimento.