Como Tingir Roupas

Como Tingir RoupasVocê tem um vestido maravilhoso, que cai como uma luva, mas que a cor não está na moda? Não se preocupe. Você poderá tingi-lo, gastando pouco. O tingimento é simples e basta uma tinta de tecido da cor desejada. A moda sustentável veio para ficar, muitas vezes, roupas customizadas ficam mais bonitas do que as compradas em loja, só vai depender de você. Aprenda como tingir roupas em casa.

1. Dicas. Antes do passo-a-passo, algumas dicas são necessárias: Tecidos de algodão e fibras naturais são os melhores para tingir. Os tecidos sintéticos, são os piores. Tecidos brancos e crus são os melhores em absorver a cor desejada e os resultados mais positivos acontecem quando tentamos tingir a peça de preto. Tecidos coloridos ficarão da cor original + cor da tinta. Se quiser que a cor fique mais clara do que a tinta, adicione menos tinta ao invés de diminuir o tempo de tingimento.

2. Material necessário. 1 tinta de tecido da cor desejada, duas panelas grandes (lembre-se de que a panela manchará com a tinta), sal de cozinha (para ajudar a fixar a cor), 1 vareta (para mexer a peça na panela).

3. Procedimentos necessários. A roupa que será tingida deverá estar limpa, sem resíduos de amaciante e gordura. No caso da peça haver botões e fivelas, retire-os ou os proteja com fita adesiva.

4. Ferva a água. Em uma panela onde será preparada a tinta, ferva 2 litros de água.

5. Dissolva a tinta. Despeje o equivalente a um pote pequeno de tinta para tecido na panela. Mexa bem com a vareta.

6. Outra panela. Em outra panela, coloque água suficiente para cobrir a peça de roupa. Em seguida, jogue o corante dissolvido e misture.

7. A peça. Mergulhe a peça na panela, de modo que fique água sobrando do lados.

8. Ferva. Deixe a água ferver por 40 minutos, mexendo bem com a vareta para não manchar o tecido. Adicione o sal.

9. Enxague. Escorra a água da panela, em seguida enxague a peça, até ela se tornar límpida.

10. Seque. Seque o tecido na sombra. Pronto, você conseguiu! Parabéns!