Como Ter Mais Reflexos no Gol no Futsal

Como Ter Mais Reflexos no Gol no FutsalUma das posições mais ingratas do futebol, afinal, quem é que gosta de ficar em baixo das traves, só levando boladas e por qualquer erro, ser crucificado pelo resto da vida? Um goleiro precisa estar atento os 90 minutos da partida e até um pouco mais para que nada possa dar errado. E algo que precisa estar sempre 100% no goleiro é os seus reflexos. Qualquer bola pode aparecer do nada e surpreender o goleiro, caso ele não esteja preparado, ainda mais se ele jogar futsal, onde há muitos toques rápidos, chutes potentes e jogadas nas quais os jogadores ficam na cara do goleiro em menos de três toques na bola. Quer aprender a ter mais reflexos e melhorar ainda mais na posição no futebol de salão? Veja o que iremos indicar e melhore ainda mais o seu rendimento durante uma partida.

1. Para um melhor desempenho, uma agilidade considerável é importante. O goleiro de qualquer esporte tem que ter um bom reflexo e ser bem ágil em todos os sentidos, seja por baixo ou pelo alto, com as mãos ou com os pés. No futebol de salão essa agilidade tem que ser maior ainda para que não haja surpresas de nenhum lado e nenhum chute possa o surpreender. Por isso, é bom que você aprimore ainda mais o seu reflexo nos treinos e trabalhe bastante essa parte técnica, através de chutes de pouco distância.

2. Pense mais rápido e aja ainda mais rápido. Ser rápido é outra característica bem importante para o goleiro de futebol de salão. O pensamento deve ser muito rápido, mas as execuções devem ser ainda mais. E não é só ser rápido nos reflexos, como dissemos. Essa rapidez deve atingir todos os outros fundamentos do goleiro: reposição de bola, pensamento nos toques com os pés para encontrar um companheiro melhor posicionado, entre outros fundamentos que exigem essa habilidade e rapidez.

3. O toque com os pés de ser eficiente para ajudar nos reflexos. O goleiro de futsal é praticamente obrigado a jogar com os pés, pelo fato dos recuos não serem permitidos e isso faz com que os reflexos precisem ser ainda mais treinados, pois a qualquer momento ele pode receber uma bola na fogueira e ter que passar para o lado, mas de maneira eficiente. O toque de bola tem que ser bastante refinado e os chutes também, pois em qualquer momento você pode ter a chance de fazer um gol, mesmo da sua área, pois os goleiros costumam sair ou mesmo ficarem bastante adiantados.

4. A saída do gol deve ser feita com consciência e nos momentos certos. Quando a outra equipe estiver com a bola no pé, seu posicionamento deve ser o mais correto possível para que não haja surpresas em chutes de longa distância e como a bola de futsal costuma ser mais sada, ela tem fortes tendências a ir mais rápido. Ficar embaixo da sua meta complica bem mais os outros jogadores, pois o ângulo deles fica bem mais reduzido, principalmente pelo fato do gol ser menor.