Como Ter a Voz Sempre Boa

Como Ter a Voz Sempre BoaOs problemas de vozes são horríveis, principalmente para as pessoas que trabalham com ela. Muita gente não leva a sério e acha que cuidar da voz é coisa de quem canta ou trabalha falando o dia inteiro, porém, a “saúde vocal” ou “higiene vocal”, como os médicos chamam, é essencial para o aparelho fonador de qualquer pessoa e alguns pequenos cuidados garantem que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis.Ter a voz boa é simples e depende dos seus cuidados.

O ideal é prestar atenção nos sinais que a voz nos dá. Ficar rouco com frequência, sentir dor, dificuldade na hora de falar ou viver com a garganta coçando são sinais de que algo vai mal. Os sons que emitimos são, em sua maioria, produzidos pelas cordas vocais. Localizadas na laringe, elas constituem um tecido musculoso com duas pregas. O comprimento e a espessura das cordas vocais determinam tanto para o sexo masculino como para o feminino, a extensão vocal da pessoa. Quando você muda o tom de voz para mais ou menos alto, altera o esforço que faz nas cordas vocais e isso as prejudica.  Confira agora algumas dicas de como ter a voz sempre boa.

1. O cigarro prejudica extremamente a sua voz. A nicotina associada ao calor da fumaça resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar.

2. O café é um mal bem grande para quem quer ter uma bela voz. O teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. Assim como o cigarro, a bebida desidrata as cordas vocais, além disso, provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar.

3. A bebida alcoólica não ajuda em nada a melhora da voz. Isso é mito. O que acontece é que o álcool, assim como substâncias como própolis, não esquentam a garganta. Na verdade, eles anestesiam a região por alguns minutos, mas, quando o efeito passa, o problema continua e, para driblá-lo, fazemos ainda mais esforço. Se você está com dificuldades para falar ou com rouquidão, é um indicativo de que algo vai mal e estes truques não vão resolver.

4. Bebidas geladas não fazem mal, isso varia de pessoa. Não há nada científico comprovando que o gelado prejudica as cordas vocais. Isso varia de pessoa para pessoa e cada um deve ter essa percepção.

5. O ar condicionado pode atrapalhar sim, a sua voz. Além de comprometer as cordas vocais, ele altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada. Ele resseca o aparelho fonador, e as cordas vocais precisam fazer um esforço muito maior para produzir o mesmo som que produziria sem tanta dificuldade se não estivesse exposta ao ar condicionado.

6. Evite temperos fortes na sua comida. Eles deixam a comida bem mais saborosa mas, em compensação, podem provocar irritações nas cordas vocais e nem sempre um bom gole de água alivia o problema. Por isso, é melhor não exagerar.

7. A maçã ajuda bastante o tratamento e melhora da voz. A fruta tem ação adstringente e, por isso, “limpa” as cordas vocais trazendo alívio e bem-estar.

8. Beber água é essencial para cuidar da nossa voz. Nada pode ser mais benéfico para as cordas vocais do que a hidratação. Elas ficam mais limpas e saudáveis para que você enfrente qualquer situação sem precisar de um tradutor de última hora.