Como Temperar um Pernil

Como Temperar um PernilCom as festas de fim de ano chegando, é tempo de preparar a casa para receber os amigos e parentes, comprar presentes e também pensar e já ir planejando as ceias de natal e ano novo. Uma sugestão legal é inovar e variar no cardápio preparando receitas diferentes e uma opção ao tradicional peru de natal, a estrela da ceia, é o pernil de porco ou cordeiro assado que é igualmente saboroso e também agrada a todos. Temperar um pernil é simples e algumas valiosas dicas garantem uma carne saborosa, macia e molhadinha:

  • Prepare uma Marinada - Ela é o que vai dar sabor à carne além de amaciar suas fibras. Para um pernil de 5 kg por exemplo, você vai precisar de 1 garrafa de vinho branco seco, duas cebolas grandes bem picadas, 4 dentes de alho batido e pimenta do reino a gosto. Basta colocar os ingredientes sobre o pernil e despejar todo o vinho.
  • Incremente o sabor do seu pernil - Você pode dar um toque especial e deixá-lo mais aromático usando ervas frescas. As que mais combinam com pernil são: alecrim, tomilho, salsinha, manjericão e sálvia. Use as que preferir ou use todas, sem moderação.
  • Deixe descansar – Faça furos com uma faca pequena de cozinha ou garfo para a carne absorver melhor o tempero, massageie a carne com as mãos espalhando bem todos os ingredientes do tempero, cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira. O pernil deve ficar marinando de um dia para o outro, quanto mais tempo, melhor. Depois é só retirá-lo da geladeira, deixar que ele fique na temperatura ambiente, o que dura mais ou  menos duas horas, e depois levar ao forno.