Como Temperar um Bife

Como Temperar um BifeO tempero faz diferença em qualquer comida, seja ela mineira, gaúcha ou baiana. É ela que, além de destacar um pouco mais o sabor dos alimentos, vai dar um destaque extra no final do seu preparo.

Em especial, as carnes são um prato que não pode ficar de fora dos temperos, pois um bom bife não será tão bom se não tiver aquele tempero para dar um gostinho a mais na carne. As melhores carnes para cozinhar com os temperos são a Alcatra, o Coxão Mole e a Maminha, isso por que elas são macias e gostosas.

Mas, independente da carne, o importante é saber como temperar o bife, pois ele com certeza vai fazer toda a diferença.

1. Primeiro de tudo, é importante que a carne esteja em temperatura ambiente. Se for o caso de ela estar congelado, espere ela descongelar naturalmente para não estragar a carne.

2. Pegue um recipiente grande o suficiente para caber o bife e para que você possa temperá-lo por inteiro. Ponha os clássicos ingredientes do tempero, como o alho, sal e limão. Aliás, procure não exagerar no limão, pois em excesso ele pode tirar a água da carne e deixá-la sem gosto e muito ressecada. Como alternativa aos ingredientes, use pimenta do reino e azeite.

3. Depois que preparar o tempero, deixe o bife em contato com os ingredientes por uns 10 ou 15 minutos para que a carne possa “pegar” o sabor.

Para que a carne fique com um gostinho ainda melhor, você pode misturar manteiga ou óleo vegetal no bife e misturar ao tempero.

4. Uma alternativa para o caso de você estar com pressa para cozinhar é usar os temperos prontos. Existem vários no mercado e também específicos para o tempero de bifes. Cada tipo de tempero tem uma forma de ser usada, portanto, leia o rótulo com muita atenção.