Como Sustar um Cheque

Como Sustar um ChequeOs cheques, por incrível que pareça, surgiram na idade média. Os senhores feudais guardavam seu ouro em locais apropriados, precursores dos bancos. E quando tinham que pagar alguém eles emitiam uma ordem de pagamento, um documento escrito em papel, com assinatura e selo do senhor, com um valor específico a ser retirado desse local. Com a revolução industrial, a circulação de dinheiro aumentou consideravelmente, então o uso de ordens de pagamento (cheque) cresceu muito e foi cada vez mais regulamentada.

Atualmente o uso do cheque continua comum, porém tem vezes que temos que cancelar (sustar) essa ordem de pagamento, seja por roubo ou perda, seja por colocar o valor errado, etc. Assim vamos explicar como sustar um cheque.

1.Ligue para o seu banco. Tenha o número de cheque e número de conta em mãos quando você pedir-lhes para parar de pagamento. Bancos no Brasil geralmente cobram uma taxa para fazer isso,  e essa taxa pode variar de estado para estado. No entanto, alguns bancos não vão cobrar a taxa se um cheque foi perdido ou roubado, e só vão cobrar se o pagamento sustado por outras razões. Familiarize-se com as políticas de seu banco.

2. Em caso de roubo, furto, não se esqueça de fazer o BO – Boletim de Ocorrência em alguma Delegacia de Polícia. A sustação indevida de cheques pode levar a pessoa a responder por crime de estelionato.

3. Vai no sistema on-line do seu banco. Se você usar o sistema on-line do seu banco, pode ser possível para impedir o pagamento de um cheque on-line sem ter que fazer um telefonema. Se assim for, tenha em mente as taxas de pagamento parar-se-ia ainda se aplicam.

 4. Chame a pessoa, organização ou empresa para quem o cheque foi escrito. Se o cheque já foi descontado, não há muito que um banco pode fazer. Se é possível fazê-lo, você pode chamar o partido a quem o cheque foi escrito para ver se o seu dinheiro pode ser devolvido assim.