Como Surgiu o Voleibol

Como Surgiu o VoleibolHoje em dia, um dos esportes mais falados, assistidos e de interesse do público em geral é o vôlei. Este que a maioria das pessoas não sabem como realmente foi inventado. Para isso você terá aqui a história completa deste esporte e em poucas palavras você ficará por dentro de tudo sobre este esporte.

1. Foi no ano de 1895, em Massachusets, nos Estados Unidos, em que o americano William C. Morgam criou o voleibol, nomeado primeiramente como minonette. Nesta época o esporte da moda era o basquete, entretanto era muito enérgico e cansativo para homens com idade mais avançada.

Por isso Morgam decidiu inventar um esporte que atendesse aos pedidos desses homens que gostavam de praticar atividades, mas que tinham certas limitações. O criador do voleibol resolveu juntar um pouco do handball com o tênis e deu origem a este esporte tão praticado e conhecido no mundo inteiro.

2. O idealizador colocou uma rede horizontal – semelhante a de tênis – no centro de uma quadra coberta, de modo que uma câmara de bola de basquete que era jogada de um lado para o outro. Depois do esporte ter se espalhado por Massachusets inteira, foi sugerido a Morgam que mudasse o nome da atividade física, então de mininette tornou-se voleibol, no intuito de representar um esporte o qual joga-se com as mãos uma bola de um lado para o outro, passando por cima de uma rede.

3. Em 1910, por intermédio do Peru e através de um acordo deste país com os Estados Unidos, com o objetivo de organizar a instrução primária no Peru, o voleibol chegou a América do Sul e rapidamente ficou conhecido em diversos países. Consequentemente, foi neste mesmo período em que o esporte chegou aqui no Brasil em 1917 pela Associação Cristã de moços de São Paulo.

O primeiro campeonato de voleibol Sul-Americano – masculino e feminino – foi realizado em setembro de 1951 no Rio de Janeiro. Até então, o esporte já era patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos. Em seguida, foi criada a Segunda Confederação Brasileira de Voleibol e mais adiante, em setembro de 1962 o vôlei foi admitido como esporte olímpico.