Como Surgiu o Mundo

Como Surgiu o MundoHá anos o surgimento do mundo inspira debates épicos entre criacionistas e evolucionistas. O embate entre ciência e religião ao que parece está longe de acabar e essa convicção com a qual ambos os lados defendem a sua tese, faz com que as pessoas que ainda estão em cima do muro fiquem cada vez mais confusas em relação ao que acreditar. Para estas pessoas que ainda estão em cima do muro e não sabem o que acreditar, vamos tentar resumir o que dizem ambas as teorias. Leia esta nova guia que fala sobre os dois olhares como surgiu o mundo

  1. O surgimento do mundo pelos criacionistas – Segundo os criacionistas tudo tem o seu início a partir do esforço de Deus em criar um mundo melhor, já que não havia nada além da água sobre o qual seu espírito pairava. Segundo o livro de Gênesis, o todo poderoso o fez em apenas seis dias. Ele criou a Terra e tudo o que nela há, como as plantas, os animais e o próprio homem e a grande diversidade biológica se deu a partir do dilúvio, quando Noé salvou sua família e um casal de cada espécie de animal em sua arca.
  2. O surgimento do mundo pelos evolucionistas – Estes defendem o surgimento do universo a partir da explosão do Big Bang e isso originou tudo o que há no universo, inclusive a Terra. Quanto ao surgimento da vida, a ciência também é dividida entre as teorias da biogênese e da abiogênese, onde:
  • Abiogênese: Defende que a vida surgiu a partir de matéria bruta;
  • Biogênese: Defende que a vida surgiu a partir de outro ser vivo.

Ambas as teorias, no entanto, parecem concordar que a vida na Terra surgiu nos mares primitivos, através de amônia, metano, carbono e vapor de água.