Como Surgiu o Fogo

Como Surgiu o FogoO fogo foi uma das descobertas que mais mudaram a humanidade, ao dominarmos este fenômeno não foi apenas a maneira de vida e os hábitos que foram alterados, nossa forma de pensar e de percebemos o mundo também foi drasticamente mudada.

Vou explicar melhor: Na pré-história os hominídeos viviam em cavernas e sofriam com as mudanças bruscas de temperatura, principalmente a noite que era muito fria, além da escuridão total e a a possibilidade de ser atacado por feras e acabar virando jantar.

Após a descoberta do fogo foi possível criar um novo estilo de vida e tornamo-nos mais autônomos, já era possível se aquecer em noites frias e contar com iluminação mesmo no breu das cavernas, além disso o fogo tornou possível o enfrentamento com os predadores e o cozimento de alimentos.

Não dá para negar que uma transformação tão grande não afetaria também nossa cognição, já não estávamos mais acuados e submetidos às intempéries da natureza, já podíamos prover de um recurso que nos colocava a frente dos demais animais.

Mas como surgiu o fogo? A explicação mais coerente é a de que um raio ao cair numa árvore a deixou em chamas e os hominídeos tendo percebido isso começaram a dominar este recurso natural.

Isso é o que nos diferencia dos animais, nós podemos usar um recurso natural para conseguir atingir um outro objetivo, isto é, criamos ferramentas, domesticamos animais e recursos como o fogo para conseguir produzir algo, na pré-história o fogo significou mais liberdade, autonomia, calor e conforto, o mesmo aconteceu com outras importantes descobertas e criações como a roda e a energia nuclear.

Depois foram criadas ou descobertas maneiras de “produzir” fogo como o atrito e a junção de compotos químicos.

Podemos ver na história como o mundo usa e ainda o fogo como força motriz, meio de aquecimento, conforto e saúde, com certeza foi uma das maiores e mais produtivas descobertas da humanidade.