Como Surgiu o Carnaval

Como Surgiu o Carnaval

Que brasileiro nunca teve a curiosidade de saber qual é a verdadeira história sobre a maior festa que existe no Brasil, atualmente? Sua ideia inicial não era ser o que é hoje, uma festa típica de brincadeiras e gozações. O carnaval foi inventado para celebrar a época das boas colheitas pelos gregos e com o passar do tempo conseguiu se tornar essa festa tão contagiante que é hoje.

1. Sua origem. O carnaval vem desde a idade média com os gregos, que festejavam a época de boa colheita e o ‘adeus à carne’. Fazendo com que assim surgisse o termo CARNEVALE. Após muitos anos virou uma festa típica de brincadeiras e gozações por grande parte do mundo e principalmente, no Brasil.

2. Implantação da festa pela igreja católica. No século XI, a igreja criou a festa com o intuito de sanar os prazeres da carne antes do primeiro dia da Quaresma. Por isso eram realizadas festas regadas a muita comida e muita bebida, para que a população da época pudesse se satisfazer antes de entrar no jejum de quarenta dias. O carnaval, normalmente, tem duração de três dias, os que antecedem a chegada da Quarentena.

3. O começo do carnaval no Brasil. Foi trazido pelos portugueses e no início era considerada uma festa muito bagunçada e sem muito nexo, porém, todas as classes sociais participavam deste evento.

4. Como era comemorado. Antigamente, os escravos festejavam de maneira bastante efusiva, sendo jogado farinha de trigo ou polvilho e espirrando água em outros escravos. Já as pessoas de maior aporte financeiro, que eram os brancos, festejavam atirando laranjinhas, que eram bolas pequenas de cera que quando quebradas exalavam um cheiro de água perfumada. Os escravos, obviamente, não participavam desta festa.

5. Início dos bailes de máscaras. Como o carnaval era uma festa muito suja, foram criadas máscaras para a população elitizada da época, assim, eles evitariam que seus rostos fossem sujados por outras pessoas de classe social mais baixa.

6. Crescimento do carnaval no Brasil. As famosas marchinhas carnavalescas foram o ponto principal para que o Brasil obtivesse tanto sucesso com o carnaval. Fora o começo dos blocos de rua e os cordões.

7. O maior carnaval do mundo. Parece meio óbvio, mas, o maior carnaval que existe no mundo, segundo o Guinness Book, atualmente é no Rio de Janeiro, que recebe milhões de turistas no mês carnavalesco. Já o maior bloco de carnaval é o Galo da Madrugada, localizado na cidade de Recife.

8. Primeira escola de samba. Hoje existem milhares de escolas de samba, mas, a pioneira nisso foi a Deixa Falar, que posteriormente, se tornaria a Estácio de Sá.

Hoje é a festa que mais mobiliza pessoas no Brasil e a que mais atrai turista, pois, todos tem a curiosidade de participar pelo menos uma vez deste evento tão divertido.