Como Surgiu a Sociologia

Como Surgiu a SociologiaA sociologia é o estudo do indivíduo em suas relações sociais. Enquanto a psicologia estuda o ser por si só, a sociologia engloba os meios por meio de análises e experimentos feitos em grupo. As relações interdependentes dos homens e os fenômenos que isso causa é matéria de constante pesquisa para os sociólogos. Um profissional de sociologia pode atuar em diversas áreas, como a política, acadêmica ou prestar serviços de consultoria pessoal ou empresarial. Pode atuar sendo intermeador em negócios, fazer análises de pesquisa (como o IBGE), além de estar sempre atento com o meio que o cerca. Para entender como surgiu essa ciência, acompanhe passo a passo este artigo.

1. Antiguidade. Com pensamento iluminista e como resultado da Revolução Francesa, a sociologia surgiu com a necessidade de estudar os homens em suas relações sociais. A disciplina foi criada no século XVIII, houve uma percepção de realidade onde os homens estavam cada vez mais integrados e o estudo desses fenômenos vieram para explicar, analisar e resolver o problema do “anti-social”.

2. Desenvolvimento. Filósofos com pensamento humanizado ajudaram a denunciar os maus tratos da classe trabalhadora na França. Com ideais baseados na igualdade de todos os seres humanos, o pensamento iluminista estabeleceu leis contra a injustiça, criando uma realidade utopicamente positivista.

3. Émile Durkheim. Assim chamado, o pai da filosofia moderna estabeleceu conceitos sobre a solidariedade, além de analisar a sociedade como “coisa”, criando métodos aplicáveis a qualquer grupo social. Ele acreditava que sem as relações sociais, o homem nada mais seria além de um selvagem.

4. Sociologia hoje. A sociologia hoje está relacionada à pesquisas referentes aos grupos como classes sociais, etnia, raças e gêneros. Ela estuda também o Estado político, e a influência que ele tem na vida de todos. A estatística é uma grande aliada da sociologia para descrever padrões generalizados nas relações sociais.

5. Sociologia e suas ramificações. A psicologia social, economia e filosofia social são vertentes da sociologia no mundo moderno.