Como Surgiu a Matemática

Como Surgiu a MatemáticaA Matemática como conhecemos nos dias de hoje é o resultado de milhares de anos de estudo e aperfeiçoamento de um hábito humano que se baseia em dar um valor quantitativo para os elementos que se encontram a nossa disposição.

Os registros matemáticos mais antigos encontrados pelo homem moderno, datam de 2400 a.C. Os egípcios antigos nos mostram que de sua tentativa de criar um sistema matemático surgiu a escrita cuneiforme. Ali ficavam registradas as quantidades de tudo como o número de escravos e de trigo.

Com a consolidação da matemática pelos egípcios e babilônicos o mundo antigo entrou definitivamente no pensamento concreto; onde o homem estabelece valores e percebe que o palpável existe e muitos acontecimentos do cotidiano possuem explicações científicas, sendo que na época tudo era visto como um acontecimento dos deuses, fosse uma benção ou um castigo.

O primeiro matemático reconhecido  é o grego Tales de Mileto(c.585 a.C.), pois a ele são atribuídas descobertas matemáticas específicas. Sabe-se que Tales viajou para a Babilônia e o Egito e lá aprendeu que um ângulo inscrito num semicírculo é o reto (90°). Os gregos também introduziram a lógica à geometria, não se sabe ao certo qual deles foi o responsável. Além de Tales existem outros gregos famosos que contribuíram significativamente à matemática como Pitágoras (550 a.C.); famoso pelo Teorema de Pitágoras( trigonometria).

Durante o período denominado Idade das Trevas, não há registro de atividades intelectuais ligadas à matemática, pelo menos não no lado Ocidental do Globo; uma vez que os chineses já utilizavam um sistema de medidas e de contagem próprio há mais de 2000 anos.

Já no século XVII, no período histórico chamado de Renascimento, a matemática voltou a florescer no mundo Ocidental em países como a França e a Itália. Um dos nomes mais famosos e influentes da época é René Descartes. Além de filósofo, Descartes também é conhecido como o “pai da matemática moderna”.

A partir deste momento histórico o homem descobriu que tudo no mundo pode ser traduzido em dados matemáticos. Se você for da sua casa ao supermercado, essa trajetória pode ser representada em um gráfico indicando distância do deslocamento e posição do indivíduo.

Devemos sempre lembrar que a matemática é presente em muitas outras áreas de estudo como a música, a física e a química. Portanto, sem ela o mundo e o pensamento ocidental deixaria de existir.