Como Surgiu a Língua Portuguesa

Como Surgiu a Língua PortuguesaA Língua Portuguesa é falada por mais de cem milhões de pessoas. A língua sofreu evolução histórica tendo hoje duas ortografias, o português brasileiro e europeu. É derivada do Latim e era falada por povos antigos como os Célticos, Lusitanos, Galaicos entre outros, no período pré-romano, há 2.000 anos atrás. A seguir vamos explicar Como surgiu a Língua Portuguesa.

1. Península Ibérica. Falada por povos pré-romanos a língua é românica, ou seja, vem do norte de Portugal.

2. Disseminação da língua. Foi espalhando-se pelo mundo por volta do século XV e XVI (1415-1999) chegando nas Américas, algumas partes da Índia, Macau na China e Timor Leste. O Sri Lanka utilizou o idioma por 350 anos.

3. Países onde o português é falado. No Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissáu, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, Macau e territórios da Índia Portuguesa.

4. Academia de Letras. Segundo a instituição, a língua portuguesa tem hoje, cerca de 356 mil unidades lexicais. E encontram-se registradas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

5. Luis Vaz de Camões. A língua ficou conhecida como “A língua de Camões”. O escritor português é autor de “Os Lusíadas” e foi homenageado como “autor” da língua.

3. Nos dias atuais. É a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. O Português é língua oficial de oito países independentes além de Portugal. Lembrando que cada país tem seu sotaque, gírias e algumas alterações que são determinadas pela cultura de cada um. O Acordo Ortográfico está disponível desde 1 de Janeiro de 2009 e começa a entrar em vigor oficialmente no dia 1 de Janeiro de 2013. Até lá mudanças poderão ser feitas. O acordo serve para facilitar a comunicação entre os países que falam a língua.