Como Surgiu a Filosofia

Como Surgiu a FilosofiaA filosofia é um estudo que visa fazer críticas de forma racional de princípios fundamentais relacionados ao homem e ao mundo. Surgiu na era a.C e passou a fazer uma interpretação diferente de mitos religiosos daquele tempo, dando origem a novas crenças e formas de pensar.

Trata de estudos das mais diversas características, e para que o mesmo estudo seja feito, é usado a lógica como base mais sensata. É motivada, originalmente,  pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações padronizadas aceitas pelo homem constituem, inicialmente, o embasamento de todo o conhecimento.

A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das ideias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim, a partir da inquietação, o homem, com o auxílio de instrumentos e procedimentos, equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano.

Neste contexto, a filosofia surge como “a mãe de todas as ciências”. Resumindo, a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão(lógica), demostração e verdade.