Como Surgiu a Educação Física

Como Surgiu a Educação FísicaVocê já parou para pensar como começou a educação física? O esporte, hoje em dia, parece ser a coisa mais natural do mundo. Mas nas gerações passadas em outras civilizações, a educação física era sinônimo de poder e referência. É incrível saber que o esporte era tão, mas tão reconhecido naquela época em que só se falava de Hercules e Heros.

Neste artigo, vamos mergulhar na história do esporte e descobrir como surgiu a educação física, que até hoje é aplicada nas escolas e estimula adultos, crianças e idosos a praticarem exercícios para ter muito mais saúde.

Tudo começou na China, lá pelos anos 3000 A. C.. Um imperador guerreiro chamado de Hoang Ti, pensando no crescimento e progresso do seu povo, dizia que os exercícios físicos tinham finalidades higiênicas e terapêuticas, além de colaborar com o caráter de guerreiro.

Entretanto, apesar da educação física ter se originado na China, nenhum outro povo ficou tão marcado historicamente pelos exercícios físicos quanto a Grécia.

Nomes como Sócrates, Platão Aristóteles e Hipócrates ajudaram, e muito, com a fama da educação física e a pedagogia nesta civilização, abrindo conceitos que até hoje são aceitos sobre a ligação entre o corpo e a alma por meio do esporte e da música.

Os gregos também são responsáveis por criar sistemas metodizados e em grupo, cirando também termos famosos até hoje, como halteres, atleta, ginástica pentatlo etc. Essas palavras são heranças gregas valiosíssimas.

Como curiosidade, as atividades sociais e físicas eram uma prática muito comum até a velhice e ela lotava os estádios destinados ao esporte.

É claro que devemos dar crédito para a China quanto ao surgimento da educação física. Entretanto, alguém ainda tem dúvida de que os Gregos é que tornaram as atividades físicas tão famosas em todo o mundo? Não é a toa que eles é que criaram as olimpíadas, famosas até hoje.